Coronavírus: Santa Casa recruta voluntários para testar substância que pode evitar contaminação

A Santa Casa de Porto Alegre está recrutando voluntários para um estudo que tem como objetivo testar a eficácia de uma substância para evitar a contaminação pela covid-19. Serão selecionadas cem pessoas, que deverão fazer uso tópico intranasal do produto ao longo de três semanas. 

Os voluntários, explica a coordenadora técnica do projeto, Jociane Schardong, fisioterapeuta e doutora em ciências da saúde, não podem ter contraído a doença ou recebido a vacina — ou ter previsão de recebê-la em um prazo de 21 dias. Todos farão teste RT-PCR e sorológico antes da inclusão no estudo. 

Divulgação

Eles serão divididos em dois grupos: uma parte vai aplicar gotas de cloridrato de tetraciclina 3% no nariz, enquanto a outra usará placebo. O protocolo de intervenção prevê a aplicação de quatro gotinhas do produto uma vez por dia na população em geral, e duas vezes por dia, com intervalo de oito horas, em profissionais da saúde. A rotina de uso deverá ser gravada e anotada em um diário. 

Passados 21 dias, o indivíduo retorna para ser testado novamente e verificar se teve ou não covid-19. 

 —  Já foram realizados estudos in vitro que demonstraram a eficácia da substância em alguns tipos de coronavírus e influenza. Baseado nessas pesquisas, precisamos realizar um estudo clínico para ver se isso ocorre em humanos  —  argumenta a coordenadora. 

Essa substância, completa Jociane, poderia, portanto, ser usada como estratégia de prevenção para evitar a contaminação pelo coronavírus. 

 —  Esse produto é vendido e aprovado há oito anos nos Estados Unidos. Até agora, não houve relatos de efeitos adversos. É uma substância segura  —  destaca. 

Além de não terem sido infectados ainda, os voluntários precisam ter idade igual ou superior a 18 anos e estar em boas condições de saúde. Há contraindicação para pessoas com doenças cardiorrespiratórias, imunossuprimidos, com insuficiência renal crônica, doença de lyme ou hipersensibilidade à substância. 

Os recrutados receberão uma ajuda de custo de R$ 200 para cobrir os gastos com os três deslocamentos previstos ao longo da pesquisa. Os resultados do estudo devem ficar prontos ainda em abril. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (51) 3214-8296 ou enviar e-mail para tetraciclinatrial@gmail.com.   


Com informações de GZH




Comentários