SERVIÇO: Saiba como solicitar medicamentos de forma digital no SUS

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) já podem solicitar medicamentos e terapias nutricionais de responsabilidade estadual através da plataforma Farmácia Digital RS. Para orientar os usuários a realizarem a primeira solicitação de medicamentos de modo digital, sem precisarem ir até a Farmácia de Medicamentos Especiais, o Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde (SES) lançou uma campanha para divulgação da plataforma, que pode ser acessada pelos sites www.ame.rs.gov.br e www.rs.gov.br.


 Marília Bissigo / SES


O material informativo está sendo entregue à população por meio de folders e cartazes disponibilizados nas Farmácias de Medicamentos Especiais dos municípios. Além disso, serviços como hospitais, unidades básicas e clínicas de saúde dos municípios estão sendo contatados pelo Departamento de Assistência farmacêutica para ampliação do acesso à Farmácia Digital RS. Na Farmácia de Medicamentos Especiais de Porto Alegre, desde janeiro, foram instalados dois totens com tablets e acesso à internet que ficam à disposição dos usuários para realizarem às solicitações digitais de medicamentos. As orientações são prestadas por um multiplicador que fica na farmácia explicando e auxiliando os usuários como a plataforma digital deve ser usada.

Conheça os materiais informativos:

Cartaz Farmácia Digital RS 

Lista de medicamentos disponíveis 

Conforme o coordenador da Divisão de Avaliação e Monitoramento de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica, Rodrigo da Costa, “através da plataforma digital é possível cadastrar os documentos no site e aguardar a avaliação do pedido do medicamento ou terapia nutricional para que possa ser obtido”. Ele explica que o acesso digital é dado a usuários que possuem receita médica de medicamentos disponibilizados pelo SUS e que estão contemplados na Farmácia Digital RS. Rodrigo avisa que as versões impressas e originais devem ser entregues na farmácia no momento da primeira retirada do medicamento.

O coordenador ressalta que entre os benefícios dessa iniciativa, além da maior celeridade para o usuário na abertura de um processo administrativo para a primeira solicitação, haverá a diminuição do fluxo de usuários nas dependências das farmácias. ”No atual contexto, é uma ação que corrobora com as medidas de enfrentamento à Covid-19, trazendo maior segurança aos usuários e aos profissionais”, explica o coordenador.

A plataforma digital contém 20 linhas de cuidado que englobam 113 medicamentos e terapias nutricionais. São medicamentos para agravos como anemias na doença renal, asma, diabetes, dor crônica, doença de Parkison, doença pulmonar, glaucoma e osteoporose, entre outros.

Mensalmente, cerca de 2700 pessoas solicitam presencialmente medicamentos nas Farmácias de Medicamentos Especiais, que já estão disponibilizados na plataforma digital. A perspectiva da SES é que os usuários passem a solicitar os medicamentos digitalmente, podendo reduzir a demanda em até 35% de novos pedidos presenciais.

Nesta primeira etapa, a ferramenta está limitada a solicitações iniciais de medicamentos (primeira solicitação) para maiores de idade (acima de 18 anos). Além disso, nem todos os medicamentos foram disponibilizados para realização do pedido digital porque alguns deles requerem exames e perícia mais complexos. A expectativa do Departamento de Assistência Farmacêutica é de incorporação de outros medicamentos com brevidade, além da possibilidade de reavaliação dos tratamentos e a disponibilidade da ferramenta para menores de idade, podendo ser solicitados por seus responsáveis.

Com informações da Secretaria da Saúde


Comentários