A importância das doações durante a pandemia

Em 10 comunidades vulneráveis do Rio de Janeiro, cerca de 4 mil pessoas foram beneficiadas pela distribuição de kits de higiene no final de 2020 em uma ação conjunta do UNICEF e da XP Investimento. A entrega foi realizada com apoio de diferentes organizações de base comunitária, participantes do projeto Fazer Chegar, realizado pelo UNICEF em parceria técnica com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps).




Os kits com álcool em gel, sabonete, máscaras, entre outros produtos de higiene, além de folhetos informativos, chegaram a famílias do Morro dos Prazeres, Mangueira, Morro do Borel, Complexo do Alemão, Pavuna, Ilha do Governador, Vila Cruzeiro, Complexo da Penha, Santa Cruz e Cidade de Deus.

Moradora do Morro dos Prazeres, Jéssica Delfim faz parte de uma das famílias atendidas por essa doação. Mãe de três filhos e sem emprego fixo, ela conta que tem passado por dias atribulados. “Essa pandemia não está sendo fácil para mim. Estou desempregada, com três crianças em casa, sem escolas e creche, só o pai dos meus filhos trabalhando... Peço muito a Deus que as coisas venham a melhorar”.

Jéssica faz questão de falar da importância das doações para sua comunidade. “Tem sido de grande ajuda essa doação de produtos limpeza não só para mim mas para meus vizinhos. Vejo famílias que realmente precisam muito, que no momento estão paradas, sem trabalho. Essa doação está chegando para pessoas que realmente necessitam”, afirma.

Jéssica conhece bem a realidade das famílias e acredita na solidariedade e no trabalho coletivo. Com a tarefa de cuidar da casa e das crianças, Jéssica ainda dedica parte do seu tempo trabalhando como voluntária em um projeto social no Morro dos Prazeres. “Faço parte do Educação na Quarentena, que é um projeto que ajuda as crianças que não têm condições de imprimir apostilas das escolas e não têm acesso à internet. Sinto que isso é de grande ajuda para minha comunidade”.

Clique aqui para saber como ajudar.


Com informações da UNICEF

Comentários