Instagram lança os adesivos 'Vacinas Salvam Vidas' para Stories

O Instagram disponibilizou a coleção de adesivos para Stories "Vacinas Salvam Vidas". A rede social, que desde janeiro criou um centro de informações seguras sobre a pandemia do novo coronavírus, agora quer também incentivar seus usuários a se vacinarem contra a COVID-19.

Unplash / foto NeONBRAND


Os adesivos (imagem abaixo) levam diretamente para o centro de informações e geram conexão entre as pessoas que usarem. Os Stories com os novos adesivos serão agrupados e ficarão em destaque.

A assessoria da rede social afirma que desde o início do ano, 2 bilhões de pessoas já foram conectadas a recursos de autoridades de saúde por meio do link para o centro de informações e pop-ups no Facebook e Instagram.

"Estamos comprometidos em manter as pessoas informadas e continuaremos a trabalhar com as autoridades de saúde para garantir que nossas ferramentas e plataforma apoiem esforços nesse sentido", informa a nota à imprensa.

A ideia é replicar fotos e dados dos seus amigos ou familiares sendo vacinados para incentivar os demais a levar esta picadinha tão importante para a saúde de todos. Afinal, o que mais tem sido comum nos últimos dois meses são os posts com fotos de idosos sendo vacinados. Quando utilizados, os adesivos levam os usuários para o Centro de Informações da COVID-19, com dados confiáveis sobre a doença divulgados por autoridades da saúde.

Os Stories que usarem os adesivos serão agrupados e ficarão em destaque na área correspondente do aplicativo. Este sticker funcionará de maneira similar àquele “Em Casa”, usado no começo da pandemia para mostrar apoio ao isolamento social, ou da celebração religiosa do Ramadan, que causou polêmica após ser usado indiscriminadamente por influenciadores digitais.

O recurso só deve ser utilizado com o propósito das vacinas. Deve-se evitar a marcação em outros tipos de conteúdos, pois isto tira o objetivo da campanha de tranquilizar as pessoas sobre a segurança e a necessidade de se vacinar.

O adesivo foi inserido nas opções dos Stories via servidor pelo Instagram, e poderá ser replicado no Facebook, portanto não é necessário atualizar o aplicativo para usá-lo. Caso ainda não apareça no seu celular, aguarde mais um pouco ou tente sair e entrar novamente na sua conta.

Reprodução Instagram


Combate à desinformação

Desde o início da pandemia que o Facebook e o Instagram têm se empenhado em introduzir recursos para combater a desinformação e facilitar a identificação de informações seguras. As redes passaram a destacar todas as notícias relacionadas ao assunto e começou a inserir um link para uma página com dados seguros sobre a doença.

Segundo dados da empresa, mais de 2 bilhões de pessoas tiveram acesso a recursos e divulgados por autoridades de saúde por meio de Centro de Informações e pop-ups, sendo que mais de 350 milhões delas clicaram para conhecer mais sobre o assunto.

O WhatsApp, que também pertence ao grupo, recebeu recentemente uma leva de adesivos gratuitos para incentivar a vacinação. O pacote de figurinhas incluiu desenhos bem-humorados e fofos, além de agradecimentos aos profissionais de saúde, para celebrar este importante momento.


Com informações da assessoria de imprensa do Instagram, do Estado de Minas e do site Canaltech



Comentários