O Cristo Redentor e sua réplica em Encantado, no RS: uma história de bom humor e gentileza

Uma réplica do famoso Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, que começou a ser construída em 2019, começou a ganhar forma na cidade de Encantado, no interior do Rio Grande do Sul e virou notícia nacional. Mais ainda: terminou num "embate" amigável, com muito bom humor e gestos de gentileza entre as cidades. Encantado, que fica no Vale do Taquari, a 145 km de Porto Alegre, e tem apenas 20 mil habitantes, prometeu superar em tamanho o símbolo carioca - que é um ícone mundial e que representa o Brasil -, fazendo uma estátua cinco metros mais alta.

Associação Cristo Protetor - Divulgação - Imagem Konce Agência 

Nesta semana foram erguidos os braços e a cabeça da estátua, cujas fotos do fotógrafo Silvio Ávila viralizaram nas agências de notícias e nas redes sociais, e começou então o debate sobre a validade de fazer uma réplica de um monumento já consagrado, e ainda por cima, maior que o original. "Qual o sentido?", perguntaram os críticos da obra, que tem conclusão está prevista para o final deste ano, segundo a Associação Amigos de Cristo, que coordena os trabalhos.

“Com certeza é um dia de festa, de devoção", comemorou o andamento do projeto em suas redes sociais
Gilson Conzatti, vereador e filho de Adroaldo Conzatti, prefeito da cidade que acolheu a ideia mas que morreu em março de complicações de saúde em consequência da covid-19. A estátua de Encantado terá o nome de Cristo Protetor e terá 43 metros de altura, incluindo seu pedestal, o que a tornará a terceira estátua do gênero mais alta no mundo. A extensão de mão a mão é de 36 metros. Terá um elevador interno e um mirante, na altura do peito do Cristo, de que será possível ter uma vista até mesmo das cidades vizinhas. O Cristo Redentor do Corcovado, cartão postal mais famoso do Brasil, mede 38 metros, incluindo seu pedestal, e foi inaugurado em outubro de 1931.

Associação Cristo Protetor - Divulgação - Imagem Konce Agência


A construção, erguida no Morro das Antenas, foi idealizada por um padre da cidade e busca “transmitir a fé do povo de Encantado e promover o turismo na região”. Os escultores Genesio Moura e Markus Moura, pai e filho, são os responsáveis pela obra. Não há dinheiro público envolvido. O orçamento de 2 milhões de reais foi financiado com doações e sem dinheiro público, segundo a Associação formada por voluntários. Em seu site, a associação continua com a campanha de arrecadação de fundos, e até abriu o sorteio de um carro para impulsionar as doações.


Repercussão até no Rio 

Com as fotos de Silvio e as notícias em todos os veículos de comunicação divulgando uma história que até então era bastante localizada no município, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), usou o Twitter para ironizar o projeto ambicioso. "Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista...", compartilhou na rede social Paes junto a uma foto do Cristo carioca, e com todo o entorno da cidade maravilhosa. Coincidência ou não, o prefeito do Rio também postou no mesmo dia e na mesma linha do tempo uma foto sua com os braços abertos, junto ao Cristo, informando que completava 100 dias no cargo.

Reprodução Twitter


Fairplay

Em resposta à mensagem do prefeito do Rio, que tinha mais de 18 mil curtidas à meia noite desta segunda-feira (12), muitas pessoas comentaram a brincadeira dizendo que ele "pegou pesado" na comparação. Havia também muitas mensagens falando sobre pontos não tão bonitos do Rio. 

Na linha de seu colega carioca, também com bom humor, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, respondeu no Instagram que reconhece a beleza do Rio e aproveitou para convidar as pessoas para conhecerem agora a cidade gaúcha: "sem discussão. O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e saborear nossa culinária maravilhosa", escreveu o político.

Paes ainda agradeceu a resposta amigável de Calvi e aproveitou para marcar uma visita à nova estátua, que deve começar a receber turistas em dezembro de 2021. "Vai ser um prazer conhecer Encantado e o Cristo Redentor daí. Pode me chamar para a inauguração. Faço questão de conhecer os encantos de Encantado. Viva nosso Brasil. Em tempo: obrigado por ter entendido a brincadeira", publicou Paes.


Reprodução Instagram


O Cristo Protetor

O Cristo Protetor é feito de concreto ferro no alto do Morro das Antenas, às margens da Lagoa de Garibaldi, aberta na década de 1920 para construção de uma hidrelétrica que gerou energia para cidade. A vista não é para as praias da Zona Sul, para Baía de Guanabara ou para Lagoa Rodrigo de Freitas, como Eduardo Paes provocou em uma postagem no último sábado. No entanto, é possível ter uma vista inteira da cidade de Encantado e do Vale do Taquari, uma região muito conhecida e visitada nos Pampas. Calvi foi surpreendido com toda repercussão gerada pelo comentário do prefeito do Rio, mas aproveitou a brecha para convidá-lo para inauguração.

A previsão é que a obra fique pronta até o fim do ano de 2021, mas tudo depende do clima. Nessa época, o outono gaúcho é mais chuvoso e úmido, assim como o inverno. Então, as condições climáticas vão determinar o andamento.

Associação Cristo Protetor - Divulgação - Imagem Konce Agência


— Foi uma grande surpresa toda essa repercussão. Nós, gaúchos, temos o perfil de que, se um não quer, dois não brigam. Não queremos nos comparar com o Rio de Janeiro. O Rio todo mundo conhece, tem todos os atrativos maravilhosos. Nós só queremos construir o nosso Cristo, mostrar a nossa população e ao nosso estado que é hospitaleiro, que temos uma cultura forte, e dá a possibilidade de mostrar que o nosso Cristo Protetor está de braços abertos para quem quiser visitá-lo. Queremos muito que o Paes esteja presente na inauguração. Eu vou fazer um ofício formal quando a obra estiver pronta. Será um prazer recebê-lo aqui — afirma Calvi.


Cópias de Cristo

Se considerar o pedestal, Encantado contará com o segundo maior monumento, ficando atrás de Sertãozinho, em São Paulo, que ergueu uma estátua de 18 metros, mas com uma base de 38 metros. Elói Mendes (39,5 metros) e Rio de Janeiro (38 metros) aparecem logo atrás. No mundo, o monumento gaúcho será o terceiro maior, ficando atrás do Cristo de La Paz (72 metros), em construção no México; e do Cristo Rei (52 metros), na Polônia. Veja mais sobre réplicas da estátua do Corcovado espalhadas pelo interior do Brasil e em outras cidades do mundo, neste link.


Redação #AtitudePoasitiva, com informações dos sites GZH, Extra, UOL, Correio Braziliense e NSC






Comentários