Primeiro lote de vacinas da Pfizer chega ao Brasil

O primeiro lote de vacinas da vacina da Pfizer chegou hoje (29) ao Brasil. No total, 1 milhão de doses foram transportadas em voo que veio da Europa, fez escala nos EUA e chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Para o desembarque da carga, 120 profissionais foram envolvidos na operação. O Ministério da Saúde vai enviar esse primeiro lote apenas para as capitais, que serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal. 


Imagem site Agência Brasil


Os cuidados com a refrigeração começaram na fábrica da Pfizer, na Bélgica. A vacina da Pfizer requer armazenagem em baixíssimas temperaturas para se manter estável. Ela ficará armazenada a 80 graus negativos.

Conforme o Ministério da Saúde, os entes federados receberão de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias.

Por essa razão, o Ministério informou que enviará duas remessas diferentes. Cada uma delas terá 500 mil doses e será referente, respectivamente, às primeira e segunda doses que cada cidadão deverá receber.  

Esse é o primeiro lote de um total de 100 milhões de doses que devem ser entregues até o fim do ano. A distribuição começará entre sexta-feira (30) e sábado (1). Primeiro vão as 500 mil doses destinadas à primeira etapa da vacinação. Uma semana depois mais 500 mil para a segunda etapa. O intervalo de aplicação entre as duas doses é de 21 dias.

Em março, em reunião com a farmacêutica, o Ministério da Saúde apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões de doses.


Com informações da Agência Brasil e site G1








 

Comentários