Rede #AtitudePositiva completa três anos no ar: conheça a nova campanha de vídeos e um pouco da nossa história

A partir desta quarta-feira (28), a Rede #AtitudePositiva faz uma campanha de depoimentos diários em comemoração aos seus três anos de existência. São vídeos de um minuto, em média, de personalidades que comentam a trajetória da plataforma de boas notícias criada em abril de 2018. Jornalistas, artistas,  esportistas, cientistas, médicos, empresários, autoridades, entre outros, falam da sua experiência com o jornalismo de soluções desenvolvido pela rede criada pelo editor Renato Martins.

Um vídeo será destacado por dia, postado em todas as redes sociais e no site www.redeatitudepositiva.com.br, até o final do mês de maio. Entre os depoimentos, estão os jornalistas Carlos Kober, Fábio Marçal, Laura Gluer, Guilherme Baumhardt, Regina Lima, Marcos Santuário, Rozângela Alves, além de colunistas do site #AtitudePositiva, como Caco da Motta e Clarice Ledur. Também já gravaram vídeos médicos como Felix Drummond e Paulo Petry, da psicóloga Christiane Ganzo, empresários como Jefferson Furstenau, Fernanda Tartoni e Daniel Blanco, artistas como Léo Henkin, Luciano Martins e Paulo Veissed, entre vários outros. Prefeitos de diversas cidades, vereadores, deputados e governantes também foram convidados a mandar sua saudação.

"Queremos celebrar essa história com as pessoas que sempre nos incentivaram nessa caminhada", diz o jornalista Renato Martins. "Agradecendo a cada parceiro, apoiador e às pessoas que acreditam no poder da notícia boa no jornalismo, que é o nosso objetivo diário. Crescendo sempre e reafirmando nossas convicções dentro de um novo estilo midiático", conclui Renato.

Os vídeos também estarão disponíveis no Canal de YouTube da Rede #AtitudePositiva - clique aqui para acessar e inscrever-se        

 


História da rede


As datas se confundem um pouco: os três anos da Rede #AtitudePositiva começaram a ser comemorados neste mês de abril, quando o jornalista Renato Martins, no ano de 2018, resolveu criar alguns perfis de redes sociais voltadas para a disseminação de boas notícias. Naquela época, o professor, palestrante e consultor de comunicação estava morando na serra gaúcha, nas cidades de Gramado e Canela. Desenvolveu no primeiro semestre daquele ano uma parceria com o Grupo Sinos e lançou uma coluna de notícias boas em nove jornais, entre eles o Jornal de Gramado, o NH e o Diário de Canoas: ela se chamou "Atitude Positiva". Inquieto, Renato queria expandir esses conceitos de jornalismo positivo, e em seguida veio a oportunidade na Rádio Clube FM 88,5 de Canela (RS), no início do mês de maio de 2018. No programa matinal do comunicador Bráulio Ricardo, coordenador da emissora, iniciou um espaço diário de boas notícias com o mesmo nome, #AtitudePositiva, aprovado pelo diretor da rádio, Lucas Dias.

A proposta era dar três minutos de notícia boa por dia, baseado na experiência de uma pesquisa científica que comprova que ouvir um noticiário otimista pela manhã, todos os dias, torna seu dia 70% melhor. O espaço, porém, só pode ser viabilizado entre o jornalista e a emissora, graças ao apoio do empresário Jefferson Furstenau, da Kia Sun Motors, que patrocinou o comentário de Renato no ano de 2018, neste horário. Ao longo daquele ano, houve ainda a realização de dois eventos, que receberam o nome de Fórum #AtitudePositiva, com encontros presenciais discutindo jornalismo e a mídia em geral, em combinação com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Polo das Hortênsias, em Canela. Os apoiadores foram a EGR, Corsan e a Rádio Clube FM, além da universidade. "Este fórum seria repetido em outras cidades mas a pandemia não deixou e hoje ele se transformou em um evento digital, praticamente todas as semanas, desde o início do isolamento", lembra Renato.

"Quando retornei a Porto Alegre, minha cidade natal, não consegui manter a mesma frequência de participação na programação na Clube, mas segui ligado a esta maravilhosa emissora de rádio, com este espaço de todas as segundas feiras, analisando os fatos positivos e tentando passar boas histórias para contar", conta o jornalista. "Para mim é uma honra e um prazer estar nesta equipe e nesta rádio que mistura música e notícia com tanto talento; e é realizada, todos os dias, por um grupo de competentes profissionais que são permeados por um ambiente de amizade, humanidade, solidariedade, de interesse pelos valores da região, mas também pelo apreço às notícias e os serviços necessários que devem ser informados pelo jornalismo sério e construtivo", afirma Martins.  

A Rádio Clube foi a catapulta. Por isso, há três anos, ela tem um comentário exclusivo e semanal do #AtitudePositiva. Atualmente a rede está distribuindo conteúdo positivo para mais de 2000 emissoras, através da Agência Radioweb, a maior produtora de conteúdo para rádio no país, além de colunas e artigos para diversos portais, e nosso site com conteúdo renovado diariamente, e também as redes sociais, nosso canal de vídeo no YouTube e o podcast no Spotify.

"Temos uma equipe, ainda pequena, mas já trabalhando em prol dessa comunicação mais positiva que tanto sonhamos e estamos concretizando há três anos, mas a ideia é crescer muito ainda em 2021", revela Renato. "Já temos parceiros, apoiadores e investidores que acreditam no poder das boas notícias e que creem num processo de transformação da mídia, em busca de uma pauta com mais informações construtivas e transformadoras".

Coordenando e pautando mais de 50 lives na rede, a jornalista Fernanda Vargas acompanhou o surgimento da rede mas somente em 2020 passou a integrar o grupo. Ela deixa bem claro a filosofia de buscar boas notícias com muito discernimento: "fazer uma plataforma de boas notícias não significa alienação. Para fazer jornalismo de soluções, é preciso conhecer os problemas, enfrentá-los, sem tapar o sol com a peneira, e a partir daí discutir as alternativas, entrevistando gente especializada em diversas áreas para verificar os caminhos para a solução desses impasses", comenta Fernanda.

Atualmente estão entre os apoiadores da rede, as empresas: Kia Sun Motors, Instituto de Medicina do Esporte, Ristorante Tartoni, Smartback, Lumi & Arts e Assembleia Legislativa do RS.

A campanha de vídeos estreia nesta quarta, às duas da tarde.  

Da redação da Rede #AtitudePositiva


    

Comentários