SERVIÇO: como diferenciar sintomas de doenças respiratórias e Covid-19

Sintomas de doenças respiratórias podem ser confundidos com os da Covid-19. No noroeste paulista, em meio à pandemia e tempo seco, são comuns os relatos de pessoas com tosse e coriza, por exemplo.

Contudo, para alertar a população sobre como diferenciar os sintomas das doenças, a Associação Brasileira de Alergia e de Imunologia divulgou um alerta e a primeira dica é verificar a temperatura.

De acordo com o otorrinolaringologista Fábio Caparroz, a febre e um sinal de alerta, pois é um dos sintomas de infecção, caso o paciente esteja com a Covid-19.

Fábio Cruz explica sobre os sintomas — Reprodução/TV TEM

“Se ele teve somente coriza e tem antecedente de rinopatia alérgica, dá para ele acompanhar os sintomas pelos próximos dias. Se ele perder olfato ou paladar de maneira súbita e está associado à tosse e febre, é mais sugestivo de Covid.”

É importante que o paciente observe os sintomas e consulte um especialista, pois nem sempre o nariz entupido, coriza, tosse e dor de cabeça são sinais do coronavírus.

Além disso, o médico orienta para que as medidas de prevenção contra a Covid sejam mantidas para, de fato, evitar doenças.

“Evitar o contato próximo com as pessoas, isso serve para qualquer tipo de vírus. O distanciamento ajuda, além de não compartilhar copos e talheres, porque pode transmitir esse tipo de vírus”, afirma.

Já para evitar casos de doenças respiratórias, ele orienta para que o paciente mantenha as mucosas hidratadas.

“O fato de lavar o nariz com soro mantém a mucosa mais hidratada e dificulta o vírus e bactéria de aderir à mucosa, é um fatos de prevenção às doenças respiratórias.”

Reportagem original no site do G1



Comentários