Editor da Rede #AtitudePositiva ministra curso sobre técnicas de vídeo

O jornalista, professor, palestrante e consultor de comunicação Renato Martins, fundador e editor da Rede #AtitudePositiva, vai ministrar neste mês de julho, mais treinamento na área de comunicação, desta vez na temporada de cursos de férias da Escola Superior de Propaganda e Marketing, a ESPM de Porto Alegre. Estão abertas as inscrições para mais uma turma de "Técnicas para atuação em vídeo: televisão e mídias sociais", curso que Renato desenvolveu exclusivamente para a universidade em 2019. A ideia é capacitar os participantes com ferramentas de telecomunicação para desempenho em frente às câmeras, na área do jornalismo e do entretenimento, estimulando a qualidade na criação de conteúdo, orientando o desempenho das atividades de apresentador (âncora) e reportagem, e ao mesmo tempo compartilhando técnicas de captação, edição e finalização de vídeo, em diversas plataformas, desde a televisão tradicional até as mídias sociais como o Instagram, YouTube e Facebook, entre outros.

"Todos os anos atualizo o material e crio uma nova versão deste curso para a ESPM", diz Renato, que é professor convidado também de outras universidades como a UCS Caxias, Canela, Feevale e Uniritter, além de promover cursos através de sua própria consultoria de comunicação, a RM Comunicação & Eventos. Mais uma vez, como tem sido nos últimos 15 meses, o jornalista vai ministrar o curso on-line para alunos inscritos em qualquer lugar do país. 

Esta nova turma se destina a profissionais de comunicação e marketing, estudantes em comunicação e áreas afins, youtubers, influenciadores, produtores de conteúdo, líderes, porta-vozes, assessores de imprensa, documentaristas, repórteres, radialistas, videomakers e todos aqueles que desejarem melhorar sua performance pessoal no vídeo.

Temas que serão abordados no curso que inicia
no dia 27 de julho:

  • Características do telejornalismo
  • Linguagens de TV e redes sociais
  • Definição de público
  • Atuação em estúdio
  • Ancoragem, comentário e reportagem
  • Gravações externas
  • Cenário, iluminação e áudio
  • Criação de conteúdo em notícias e entretenimento
  • Estrutura de roteiro para vídeo
  • Noções de edição e finalização
  • Atividades práticas em Facebook, Instagram e YouTube


A turma acontece nos dias 27, 28, 29 e 30/07, sempre das 19h às 22h, e as inscrições podem ser feitas no site da universidade.  

Renato Martins tem 36 anos de jornalismo e desempenhou diversas funções em redações multimídia, desde produção, reportagem, apresentação e direção. Esteve em veículos de comunicação do Rio Grande do Sul e Santa Catarina como RBS, Eldorado, TVE e Band, além de passagens por produtoras de vídeo, campanhas eleitorais e assessorias de comunicação. Atua na iniciativa privada e no poder público, tendo sido secretário de comunicação na cidade de Gramado, em 2017 e 2018. Atualmente, além de aulas e cursos, coordena a plataforma multimídia #AtitudePositiva, especializada em boas notícias, criada há três anos e que está em fase de expansão. Para conhecer um pouco mais sobre o professor, clique aqui neste site.  


Renato com alguns de seus alunos (Arquivo pessoal)

Com informações da redação da Rede #AtitudePositiva



Comentários