Livro sobre superação na pandemia tem venda revertida em cobertores para população de rua

Vanessa Becker de Aguiar Pacheco e Vivian Becker de Aguiar Zart são idênticas na fisionomia, na paixão por endorfina, no histórico de empreendedorismo e até na formação acadêmica: ambas cursaram Letras — Vivian ainda concluiu uma segunda faculdade, Psicologia.  

— E ela é oito minutos mais velha — brinca Vanessa, 40 anos.

As gêmeas distribuem cobertores a quem vaga pelas ruas de Porto Alegre, ao menos uma vez por semana. Com a chegada da onda de frio, nos últimos dias, intensificaram o voluntariado: fotos e vídeos mostram abordagens na Zona Norte e no Centro na madrugada desta quarta-feira (28), ato que será repetido até a próxima sexta (30).


Vivian Becker de Aguiar Zart / Arquivo Pessoal

Além da manta, entregam um copo de café, biscoitos ou sanduíches e uma palavra amiga.

— Muitas vezes essas pessoas são invisíveis, passamos por elas e não as vemos. Quando a gente para pra conversar, elas sorriem, perguntam nosso nome e idade. Se sentem importantes naquele momento — afirma Vivian.

A verba para aquisição das colchas vem do livro Seja Herói de Si Mesmo, escrito conjuntamente por 20 pessoas. Um capítulo conta a história das gêmeas, coautoras da publicação.

Por meio da corrida, Vanessa venceu a depressão. Já Vivian estava com uma queda capilar severa, resolvida com a mesma mudança de hábitos. Os demais relatos da obra também tratam da saúde mental: perdas durante a pandemia, falências devido às restrições no comércio, abuso, reinvenção, entre outros temas.  

— O leitor pode se inspirar, se motivar e acordar o herói dentro de si. Além de tirar as pessoas da zona de conforto e incentivar a leitura, ainda faz o bem, ajudando o próximo — complementa a psicóloga.

Os cobertores são comprados de um fornecedor de Viamão, na Região Metropolitana. A venda do livro é diretamente com as autoras, no telefone e WhatsApp da Vanessa — (51) 9-8126-3045 — ou pelo Instagram @use2wins. Cada exemplar custa R$ 39,90, além do frete. 

Com informações de GZH




Comentários