Prefeitura amplia Operação Inverno diante de previsão de frio extremo

Diante da previsão da chegada de uma frente fria nos próximos dias, com as temperaturas mínimas podendo chegar até a 2ºC, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta segunda-feira (26) que está montando um plano emergencial para atender as pessoas em situação de rua na Capital. A principal medida é a abertura de 100 vagas extraordinárias de acolhimento no ginásio Gigantinho a partir desta terça (27).


Divulgação SC Internacional


O Gigantinho receberá camas, kits de higiene e terá uma grade de fornecimento de refeições por grupos de voluntários que atuam junto à população de rua na Capital.

“As equipes já estão com um bom trabalho estruturado na Operação Inverno. Agora estamos reforçando as medidas diante da previsão de frio intenso, somando esforços com parceiros da cidade, para dar oportunidade de acolhimento e alimentação nesta fase mais aguda do inverno”, disse o Sebastião Melo.

A Prefeitura destaca também que, além do espaço, há 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada. As pessoas acolhidas terão acesso a agasalhos arrecadados na campanha POA que Doa.

Outra medida anunciada é que as equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e do Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, atuarão com horário estendido na abordagem e busca ativa de pessoas para acolhimento, inclusive durante as madrugadas.

A Prefeitura disponibiliza atualmente 1.822 vagas de acolhimento entre abrigos, repúblicas, casas lares, residencial inclusivo e instituição de longa permanência. Doações podem ser feitas por meio do programa social Movimento “Poa que Doa”.

Como vai funcionar o plano emergencial para frente fria

Acolhimento no Gigantinho:

– 100 novas vagas

– Camas cedidas pelo Exército

– Kits de higiene doados pelo Instituto Floresta: lençol, toalha, sabonete, escova e pasta de dentes e pente

– Três refeições diárias: mobilização dos movimentos e grupos de voluntariado, com grade organizada de entregas de quentinhas

– Teste rápido de antígeno (TR Ag) para diagnóstico de Covid-19 para toda a população de rua que ingressar

– Vacinação das pessoas que não estiverem imunizadas

– A Unimed disponibilizou uma ambulância que ficará à disposição para atendimento no Gigantinho, nas noites de acolhimento, das 19h às 7h.

Demais vagas disponíveis:

– 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada

Reforço no atendimento:

– Extensão do horário de abordagem: 12 equipes do Ação Rua até as 21h, por 4 dias (mais de 120 profissionais envolvidos)

– Busca ativa das 21h às 2h, com 4 equipes circulando em veículos

– Toda a madrugada: 3 equipes motorizadas dos albergues, no atendimento por acionamento da Guarda Municipal, EPTC e pelo 156 – opção 7

– Equipes do Samu em contato direto com a ronda noturna para atendimentos necessários


Com informações do Sul21

Comentários