Prefeitura de BH libera eventos com até 600 pessoas, com notificação obrigatória

A prefeitura de Belo Horiozonte (MG) anunciou nesta quinta-feira (1) em coletiva de imprensa (veja vídeo neste post) que eventos com até 600 pessoas serão permitidos na capital mineira, caso sigam protocolos especificados. O decreto que permite a volta das atividades do setor será editado no próximo sábado (3), conforme o Executivo.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, informou que shows e teatros com público necessariamente sentado poderão ocorrer com limite de até 600 pessoas. Se esses eventos tiverem "relação com comida ou bebida", o limite permitido cai para 400 pessoas.

Os números máximos devem respeitar até 50% de capacidade dos espaços, como cinemas, teatros, casas de show, etc. Eventos corporativos e congressos serão permitidos a partir de agosto na cidade, também com limite de 600 pessoas. Caso haja necessidade de ampliação do público, haverá análise individual por parte da prefeitura.

Eventos sociais, como aniversários, casamentos, e aqueles sem cunho comercial de forma geral, poderão ser realizados, mas será exigido testagem de todos os participantes ou com PCR negativo datado até 72 horas antes da data, ou teste rápido feito no dia. Pessoas imunizadas com duas doses, ou vacina de aplicação única não precisarão ser examinadas. 

Todos os eventos devem ser comunicados à Secretaria Municipal de Polícia Urbana, com quantidade de pessoas participantes, e identificação de cada um deles. 

"Nenhuma delas (atividades de eventos liberadas) é de frequência diária, por isso, o comitê avaliou que teria um menor risco sanitário", informou André Reis. 

Participaram dos anúncios os secretários municiais de Saúde, Jackson Machado, de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, de Política Urbana, e o presidente da Empresa Municipal de Turismo (Belotur), Gilberto Castro.

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) não compareceu. 

Veja o vídeo do anúncio:



Com informações do site de O TEMPO




Comentários