Sete igrejas oferecem mais 80 vagas para quem não tem onde dormir em Porto Alegre

Com a previsão de mais uma madrugada gelada, a prefeitura de Porto Alegre está dispondo de mais 80 vagas em igrejas para moradores de rua. Na primeira noite de ampliação da Operação Inverno para acolhimento das pessoas em situação de rua, foram recebidas 102 pessoas para pernoite no Gigantinho: 97 homens e cinco mulheres. Nos albergues e abrigos foram acolhidas 196 pessoas e 187 ocuparam as vagas das pousadas conveniadas.

Cesar Lopes/PMPA

A força-tarefa montada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, envolve secretarias e sociedade civil para ampliar a estrutura da Operação Inverno, com acolhimento extraordinário no Gigantinho e outros espaços. Há local adequado também para abrigar os animais de estimação.

No Gigantinho, entre os atendidos na primeira noite está uma gestante, que pela manhã foi encaminhada para uma unidade básica de saúde para fazer pré-natal e deve retornar ao Gigantinho. Ela está acompanhada do marido. Também houve uma remoção de idoso pelo Samu e seis atendimentos da Unimed para pequenos curativos.

Paróquias

No bairro Restinga, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga-Centro Social Padre Pedro Leonardi abriu vagas para acolher pessoas encaminhadas pela abordagem social da região, que é feita pela Amurt-Amurtel, parceira da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Além da Restinga, a  Arquidiocese de Porto Alegre está aderindo à força-tarefa com a disponibilização de mais sete paróquias para acolhimento noturno de pessoas em situação de rua, também encaminhadas pela equipe de abordagem social.

Durante o dia serão organizados lugares nas paróquias Sagrada Família, Dores, Catedral Metropolitana, Santo Antônio do Partenon, Santa Ana, São Carlos e Santa Teresinha do Menino Jesus. A prefeitura dará o suporte com colchões e cobertores que forem necessários.

Como ajudar

Doações podem ser feitas através do Movimento Poa que Doa, programa social coordenado pelo Gabinete da Primeira-dama do Município de Porto Alegre, que reúne as campanhas do agasalho e do alimento 2021. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive-thrus de vacinação, divulgados no site da prefeitura. Confira os pontos de coleta para doações.

Com informações do site do Jornal Já



Comentários