Exemplo de inclusão: CEF abre concurso exclusivo para pessoas com deficiência

Dentro de um projeto de expansão impressionante, a Caixa Econômica Federal lançou o edital de um novo concurso, mas desta vez exclusivo para contratar apenas pessoas com deficiência, os chamados "PcD". São mil vagas para o cargo de técnico bancário novo, de nível médio, cuja remuneração começa em R$ 3 mil.

A iniciativa faz parte de um plano de contratação de mais de 10 mil pessoas em todo o Brasil. Serão abertas 268 novas unidades, sendo 168 de varejo e 100 especializadas no atendimento a clientes do agronegócio. Deste modo, a instituição quer estar presente em todos os municípios do país com mais de 40 mil habitantes — e com isso, 258 novas cidades terão o atendimento bancário, sendo que 118 delas terão uma unidade da Caixa pela primeira vez. De acordo com o banco, 53 milhões de brasileiros vão ser beneficiados com a ação.


Agência Brasil


Além das mil vagas anunciadas para contratação imediata, o edital deste novo e exclusivo concurso para PCDs prevê a formação do chamado cadastro reserva. O candidato pode ainda optar por trabalhar na rede de agências ou na área de tecnologia da informação (TI) da Caixa.

Além do salário, os benefícios oferecidos aos empregados do banco incluem participação nos lucros, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição e alimentação, vale transporte e auxílio creche. Existem ainda várias ações de capacitação e oportunidades para ascensão e desenvolvimento profissional, conforme informa o banco.

Atualmente a Caixa Econômica Federal tem hoje cerca de 3500 colaboradores com deficiência. Em 2019, a atual gestão assumiu com 1,5% de vagas ocupadas por esse público. Atualmente, 4,12% dos empregados do banco são PcD, o que representa a maior ação de inclusão da história da Caixa”, destacou a instituição em comunicado.

A aplicação da prova está prevista para 31 de outubro. As inscrições já estão abertas no site da Cesgranrio, fundação escolhida para aplicar as provas do concurso. O prazo para se inscrever vai até o dia 27 de setembro. O edital e demais comunicados também estão disponíveis na página da instituição organizadora do processo seletivo.

Além desta seleção, a Caixa deve ainda chamar 3000 pessoas aprovadas em concurso anterior para preencher cargos. Também vai contratar 2000 estagiários e 3200 jovens que serão chamados por meio do Programa Adolescente Aprendiz, que promove a capacitação profissional em serviços bancários e administrativos. 

Com informações do UOL e Agência Brasil

Comentários