Dia D da multivacinação acontece neste sábado (16)

A Prefeitura de Porto Alegre montou um esquema especial para o Dia D da Multivacinação, marcado para este sábado, 16. Estarão abertas 85 unidades de saúde, das 9h às 17h, para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos. 

A primeira dose da vacina contra Covid-19 também estará disponível para adolescentes a partir de 12 anos, em 45 unidades de saúde. Nestes locais, haverá segunda dose de Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech para vacinados até 18 de setembro, 7 e 21 de agosto, respectivamente. 

A terceira dose será oferecida para idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde vacinados com a segunda aplicação até 16 de abril (seis meses) e imunossuprimidos vacinados com a segunda dose até 18 de setembro (28 dias), independente do fabricante.


Cristine Rochol/PMPA


Documentação necessária - Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, é preciso apresentar documento de identidade com CPF. Para segunda e terceira dose, documento de identidade e carteira de vacinação. Para a dose de reforço, imunossuprimidos precisam comprovar a condição de saúde. Já os profissionais de saúde, devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe. Para as demais vacinas, é preciso apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação da criança ou do adolescente.

15 vacinas - Serão oferecidas 15 vacinas indicadas no Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, aplicadas de acordo com a necessidade individual, após avaliação da situação vacinal de cada criança e adolescente: Hepatite B, Pentavalente, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10- valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice Viral, DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.

Linhas circulares gratuitas - Para facilitar o acesso da população aos locais de imunização, a prefeitura irá fornecer transporte gratuito em 15 linhas circulares, que irão até 19 unidades de saúde. O serviço atenderá as nove regiões da cidade com o maior número de pessoas aptas a se vacinar, registradas no Cadastro Único (CadÚnico) para políticas públicas do governo federal, mas que ainda não estão imunizadas contra a Covid-19.

A estrutura de linhas irá funcionar das 9h às 17h, com partidas de viagens entre 25 e 35 minutos durante o período em que os postos estiverem abertos. Para consultar os itinerários e linhas disponibilizadas, clique aqui. O trajeto também pode ser conferido pelo app 156+POA. As paradas de ônibus com as linhas gratuitas estarão identificadas com adesivos.

Os demais postos terão atendimento pelas linhas normais que circulam aos sábados.

SERVIÇO

Dia D da Multivacinação

Locais: 85 unidades de saúde, das 9h às 17h (vacinação contra a Covid-19 em 45 unidades para maiores de 12 anos)

Confira neste link os endereços dos locais para vacinação


Paradas de ônibus estarão identificadas

A Empresa Pública de Transporte e Circulação deu início à adesivagem das paradas de ônibus por onde passarão as linhas especiais para o Dia D de Vacinação, neste sábado, em Porto Alegre.

Já foram identificadas paradas das regiões do Morro Santana, Jardim Ypu, Sarandi, Restinga Velha e Restinga Nova. O trabalho vai ser concluído nesta sexta-feira.


Divulgação/PMPA




Serão 15 linhas gratuitas, atendendo nove regiões da cidade e 19 unidades de saúde. A estrutura de linhas vai funcionar das 9h às 17h, com partidas de viagens entre 25 e 35 minutos durante o período em que os postos estiverem atendendo. Os outros 66 postos de saúde abertos para o Dia D terão atendimento pelas linhas normais, com tabela de sábado.

Com informações do jornal Correio do Povo e Prefeitura de POA



Comentários