Efeito vacina: mais de dois terços dos brasileiros já planejam viajar em breve

A pandemia ainda não acabou, mas o avanço da vacinação inverteu a expectativa dos brasileiros sobre o turismo. Pesquisa inédita do Boston Consulting Group (BCG) mostra que 70% dos brasileiros já decidiram que vão viajar na primeira oportunidade que aparecer. Na mesma sondagem realizada há quase um ano, eram 76% aqueles que nem tão cedo queriam viajar, mesmo que para curtas distâncias.

Dos turistas em potencial, 25% fariam a viagem de carro, e 45%, de avião — tendência que comprova tanto o maior conforto do brasileiro com aglomerações em locais fechados como o tamanho das ambições do viajante em termos de distância. De acordo com o estudo, 26% querem ir para outro estado brasileiro e 19%, para o exterior.

O levantamento também expõe uma divisão social, agravada pela inflação elevada e pelo aumento da desigualdade na pandemia. Entre os mais ricos — que ganham mais de dez salários mínimos —, 83% querem viajar, sendo que 42% deles planejam cruzar as fronteiras do país. Entre consumidores que ganham até três salários mínimos, a propensão para viagens é de 63%, sendo que apenas 16% querem sair do país.


Joshua Woroniecki/Pixabay


“Com o avanço da vacinação em massa no Brasil e a diminuição de casos de covid-19, a tendência é que as demandas reprimidas com a pandemia – como as viagens – voltem à tona. São mais positivas as perspectivas para setor de turismo, um dos mais impactados pelas restrições”, explica Daniel Azevedo, diretor-executivo e sócio do BCG.

Os dados estão no estudo Consumer Sentiment, que ouviu 1,5 mil brasileiros. 


Com informações do Jornal O Globo




Comentários