Bancada negra na Câmara de Porto Alegre aumenta

Em homenagem a Semana da Consciência Negra, a bancada negra da Câmara de Porto Alegre mais do que dobrou de tamanho, passando de cinco para 11 integrantes. Seis suplentes, de diferentes partidos, assumiram os mandatos na sessão de quarta-feira e deverão ficar até o fim da semana.

Ederson Nunes/CMPA


São eles: Reginete Bispo, Baba Diba de Yemonja e Alberto Terres, do PT, Sâmila Monteiro (Novo), Divina Diva da Restinga (Solidariedade) e Pai Ricardo D'Oxum (PSDB). Esta é a primeira legislatura que conta com uma bancada negra, com cinco vereadores eleitos: Bruna Rodrigues e Daiana Santos, do PCdoB, Laura Sito (PT) e Karen Santos e Matheus Gomes, do PSol. 

A sessão solene em homenagem ao Grupo Palmares e ao 20 de Novembro contou com distinções a personalidades negras de Porto Alegre, onde cada um dos 36 vereadores indicaram três personalidades para homenagear.

Representando a Mesa Diretora, Laura Sito (PT) destacou a importância da data e da presença do povo negro ocupando os espaços de representação popular. “É uma imensa alegria ver tanta cara preta sentada na Câmara. Me emociona e é a força da nossa luta por uma cidade antirracista. Em 248 anos da Casa, pela primeira vez temos eleita uma bancada negra. Fruto da luta de décadas”, disse. Após sua fala na tribuna, a vereadora assumiu a presidência dos trabalhos.

Com informações do Correio do Povo




Comentários