Empresário cria 'universidade' para ajudar empreendedores do mercado pet

O empresário Cleber Santos criou uma "universidade" que ajuda os donos de negócios do mercado pet a melhorar a gestão e o atendimento aos animais e tutores. Mas Cleber enfrentou um caminho cheio de obstáculos até virar empreendedor. Ele fugiu de casa, morou na rua, debaixo de pontes e viadutos, por dois anos e passou fome até superar as dificuldades. "Eu fiz dois anos só de psicólogo para poder falar disso. Eu caía em choro. Fiz alguns tratamentos psicológicos para tirar os traumas que eu tinha."

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Cleber saiu das ruas aos 16 anos, quando arrumou um emprego num pet shop. Fez serviço militar, trabalhou no canil do exército, juntou dinheiro e foi atrás de profissionalização. Ao todo, fez 109 cursos.

"Sempre foi suado, o que me libertou foi o amor pelos animais. Em seguida, o empreendedorismo veio pra fazer isso crescer", diz Cleber.

Em 2010, o empresário montou um hotel-creche para cães. A iniciativa deu tão certo que ele partiu para outro negócio, junto com Dan Batista, a mulher dele. Ele criou uma "universidade" que dá consultoria para empreendedores do mercado pet.

“Eu analiso toda a parte financeira da empresa e faço toda essa organização para o cliente dar continuidade”, diz Dan.

São aulas online avulsas, a partir de R$ 500, com vários temas, como “banho e tosa” e “adestrador”. E também um pacote de R$ 20 mil, que dá direito a 20 horas de conteúdo gravado e a um acompanhamento, online ou presencial, de toda a montagem e estruturação do negócio durante seis meses.

“Por exemplo, a área pet, como a gente tem vários serviços, a gente precisa organizar por setores. Então, eu preciso saber qual serviço está dando mais lucro, qual serviço já não está dando mais tanto lucro, para gente ver o que continua na empresa, ou o que a gente tem que tirar ou acrescentar.”

Entre as orientações que o Cleber passa, uma ele considera a mais importante: saber a lidar com o cão - o “cliente” principal.

Mas é preciso também cuidar do dono do cachorro. E ele quer comodidade. É possível, por exemplo, buscar o pet em casa ou ainda reunir o máximo de serviços no mesmo lugar. E, claro, usar as redes sociais pra aumentar a confiança do consumidor.

“É fundamental o dono daquele espaço estar presente é fundamental, e não ficar usando fotos de internet, e, sim, ele colocar a cara dele ali, mostrar como trata os animais”, afirma Cleber.

Faturamento em alta

O empresário Alexandre Vilardi tem um hotel e uma creche em São Paulo. Ele contratou o Cleber para reestruturar o negócio. Em um ano, o número de cães atendidos com recorrência mais que dobrou. E o faturamento aumentou 55 %.

"O Cleber agregou muito valor em todos os nossos protocolos, treinamento de equipe, em como fazer as atividades para que os animais entendam e aprendam o que a gente tá passando para eles."

Planos de expansão

No ano passado, com as duas empresas, Cleber faturou R$ 1,5 milhão. "O nosso plano é expandir com as franquias no ano que vem, aumentar toda a infraestrutura da creche e do hotel e uma escola para parte de cursos e de treinamentos."

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Com informações do site G1










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