Hospital de Clínicas recruta voluntários para estudo sobre dose de reforço

 O Hospital de Clínicas de Porto Alegre começou a recrutar voluntários para um estudo sobre a eficácia da dose de reforço da vacina contra a covid-19. A pesquisa quer avaliar a geração de anticorpos e a segurança de uma dose de reforço de imunizantes contra o coronavírus. A metodologia prevê o uso de doses idênticas às do esquema vacinal, além de imunizantes diferentes.

Clóvis S. Prates/HCPA

Podem participar pessoas com mais de 18 anos, saudáveis ou com condições médicas estáveis pré-existentes, e que receberam anteriormente duas doses do imunizante da AstraZeneca ou CoronaVac, sendo a última dose realizada entre 5 e 7 meses atrás. E um alerta: os voluntários não podem ter sido infectados por covid-19.

O estudo será randomizado, ou seja, um sorteio definirá qual imunizante será oferecido aos participantes. As vacinas utilizadas na pesquisa são AstraZeneca, CoronaVac ou Clover. Não haverá placebo.

Está prevista a inclusão de aproximadamente 520 voluntários ao redor do mundo. A ficha de inscrição pode ser acessada aqui

Com informações de GZH




Comentários