NOVEMBRO AZUL: saiba mais sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata

A cada ano, mais de 65 mil homens desenvolvem o câncer de próstata no Brasil. As estimativas são do Instituto Nacional de Câncer (Inca) com base em indicadores nacionais de saúde.

A campanha Novembro Azul promove a conscientização para os cuidados integrais da saúde do homem. A atenção ao câncer de próstata norteia a iniciativa, que reforça todos os anos a importância do acompanhamento periódico para a prevenção de outros agravos, como diabetes, doenças cardiovasculares, além da obesidade e do tabagismo.

Pixabay


“Cuidar da saúde, quando você olha para o universo masculino, tem um impacto da questão cultural. Precisamos que as próximas gerações venham com um outro olhar de que cuidar da saúde do homem também é importante, assim como nós mulheres fazemos”, destaca Merlene Oliveira, idealizadora da campanha Novembro Azul e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, dedicado ao câncer, doenças cardiovasculares e à saúde do homem.

Fatores de risco

O envelhecimento e aspectos genéticos são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata. Além disso, há uma probabilidade maior da doença para pessoas obesas e homens negros.

A incidência e a mortalidade pela doença aumentam após os 50 anos de idade. Assim como acontece com o câncer de mama, ter casos de câncer de próstata na família aumenta as chances de desenvolvimento da doença, principalmente se for em um parente próximo, como pai ou irmão, que tenham tido a doença antes dos 60 anos.

Embora os principais fatores de risco para a doença sejam características que não podem ser modificadas, os especialistas ressaltam que a adoção de hábitos de vida saudáveis pode contribuir para reduzir as chances da doença, incluindo a alimentação balanceada, exercícios físicos moderados e evitar o fumo e consumo abusivo de álcool.

Os perigos de uma doença silenciosa

O câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sinais ou sintomas nas fases iniciais. Alguns pacientes podem apresentar sintomas como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, uma maior necessidade de ir ao banheiro, além da presença de sangue na urina.

A doença conta com perfis de evolução variáveis, podendo apresentar um crescimento lento ou rápido, de um paciente para outro.

O exame de toque é um dos métodos de rastreio para a detecção precoce do câncer. O teste permite ao médico verificar a estrutura da próstata, bem como possíveis sinais de aumento ou outras alterações. Com o envelhecimento, a próstata pode aumentar de tamanho naturalmente, sem que haja qualquer tipo de doença.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os homens, a partir dos 50 anos, e mesmo sem apresentar sintomas, procurem atendimento médico, para avaliação individualizada com o objetivo de diagnosticar de forma precoce o câncer.

O exame de toque pode ser realizado anualmente a partir dos 50 anos para a população em geral, e deve ser iniciado aos 45 anos para homens que façam parte do grupo de risco, especialmente aqueles que contam com histórico familiar da doença.

Para o esclarecimento do diagnóstico, os especialistas também utilizam outro indicador chamado antígeno específico da próstata (PSA, na sigla em inglês). Embora a proteína seja produzida naturalmente pela glândula, o aumento no nível de PSA presente na circulação pode indicar a necessidade de investigar a presença de um tumor.

O exame de PSA é realizado a partir da coleta de sangue, que permite medir os níveis da molécula no organismo. Em seguida, os resultados são comparados pelo médico com outros fatores como o tamanho da próstata, a idade do paciente e a presença de nódulos ou inflamação na próstata.

De acordo com o médico Alexander Dias, da Seção de Urologia do Inca, a detecção precoce aumenta as chances de cura.

“Para pacientes com diagnóstico na fase da doença localizada, o índice de sobrevida, ou seja, a probabilidade dessa pessoa estar viva após cinco anos do diagnóstico, é superior a 95%. Quando o diagnóstico é feito na vigência da doença metastática, quando a doença já atinge locais fora da próstata, esse índice cai para 25% a 30%”, explica Dias.

A confirmação do diagnóstico pode ser realizada através da biópsia da próstata. O procedimento consiste em uma intervenção cirúrgica para a retirada de um fragmento do tecido prostático para análise laboratorial. A biópsia deve ser solicitada pelo médico considerando os resultados dos exames de toque e de PSA.

Com informações da CNN



Comentários