SERVIÇO: veja como diferenciar gripe (influenza), resfriado e Covid-19

Os casos de gripe provocados especialmente pelo vírus Influenza do tipo A-H3N2 têm deixado as secretarias de Saúde em alerta. No Rio Grande do Sul, onde todos os registros de infecções pelo H3N2 foram em dezembro, já há a confirmação de ao menos uma morte. Uma idosa de 67 anos, moradora de São Francisco de Paula. Com sintomas parecidos, gripe e covid-19 impõe desafios para a diferenciação.
 

Usman Yousaf/Unsplash


De acordo com Eduardo Sprinz, chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, os sintomas provocados pelo H3N2 são os clássicos da gripe: febre alta com início agudo, dor de cabeça, dores nas articulações, constipação nasal, tosse e inflamação da garganta. Em alguns casos, pode haver vômito e diarreia. Todos possíveis na covid-19.

 — O ideal é que seja feito um teste PCR para Influenza logo no início. Isso porque há um medicamento antiviral que, quando tomado de forma precoce, consegue mudar o percurso da doença — afirma.

O  epidemiologista também destaca que ambas as doenças podem levar a internação. 

 — A gripe com certeza pode levar à hospitalização, principalmente de pessoas que estão nos extremos das idades ou que têm comorbidades. Eles estão mais propensos a desenvolver uma forma uma pouco mais grave da doença, com comprometimento pulmonar. Felizmente, a taxa de complicação da H3N2 é muito menor do que a da covid-19.  

Tudo o que é ensinado para evitar a transmissão do coronavírus também serve para proteger a população da H3N2. Uso de máscara e distanciamento social são algumas das medidas básicas. Estar imunizado e ficar em isolamento, em caso de sintomas, também é orientação para se evitar contrair e transmitir as duas doenças. 


QUAL A DIFERENÇA ENTRE GRIPE, RESFRIADO E COVID-19?

A covid-19 é causada pelo vírus Sars-CoV-2.

A gripe é causada pelo vírus influenza.

Os resfriados são conjuntos de outros vírus respiratórios, geralmente, com sintomas menos graves.


QUAIS SÃO OS SINTOMAS MAIS COMUNS DESSAS DOENÇAS?

Os resfriados são muito mais leves. A febre é baixa, a pessoa não tem pneumonia nem falta de ar, só tem corrimento nasal.

Nos casos leves, gripe e covid-19 podem se parecer com resfriado. As manifestações, em geral, são febre, tosse, falta de ar, cansaço, dor de garganta, nariz que corre, dores musculares, além de náuseas e vômitos.

Tanto a covid-19 quanto a influenza podem ter consequências graves, que podem ir da pneumonia, síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e envolvimento de outros órgãos, além do pulmão, com inflamação do cérebro e do coração, que podem levar à morte.

Como os sintomas entre si são muito parecidos, é importante fazer o teste.


PEGAR GRIPE E CORONAVÍRUS AO MESMO TEMPO PODE PROVOCAR UM QUADRO GRAVE DA COVID-19?

Se a pessoa está com o coronavírus, pode ser muito pior pegar a gripe porque já estará debilitada pela covid. Por isso, é importante estar imunizado contra a gripe e contra a covid-19.


Fonte da informações acima: Luciano Goldani, Médico infectologista do Hospital de Clínicas e professor da UFRGS

Post realizado com informações do site GZH




Comentários