Campanha O RIO GRANDE DO FUTURO: leia o artigo do Secretário Estadual de Turismo do RS, RAPHAEL AYUB

Dentro da nossa campanha "O Rio Grande do Futuro", nos meses de maio, junho e julho publicamos aqui em nosso site da Rede #AtitudePositiva os artigos escritos por autoridades e convidados especiais. São ideias de gestores, autoridades, lideranças, especialistas e pensadores sobre a retomada da economia do RS e do Brasil, em textos solicitados pela nossa produção aos autores. Este terceiro artigo da campanha é do Secretário Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub


RETORNAM AS FESTAS E FEIRAS NO INTERIOR

Após dois anos sem eventos ou com limitações em razão da Covid-19, as feiras e festas no interior do Rio Grande do Sul retornam sem restrições. Um exemplo é o da 28ª edição da Feira Nacional do doce (Fenadoce) em Pelotas, que começou no dia 3 e segue até o dia 19 de junho. A última vez em que a feira havia ocorrido tinha sido em maio e junho de 2019, quando 246 mil pessoas visitaram a feira, e foram vendidos 1,3 milhão de doces.

A Fenadoce, como o próprio nome já diz, é um evento gastronômico que promove a cultura doceira da cidade em nível nacional. Pelo número expressivo da última edição, fica cada vez mais nítido que as feiras e as festas movimentam não apenas o turismo, mas também a e economia do Estado de um modo geral.

Independentemente de qual seja o tamanho do município, esses eventos proporcionam investimentos que permanecem. As feiras e as festas em cidades menores, por exemplo, atraem visitantes e contam com o apoio de municípios vizinhos, como é o caso da Exposição de Turismo do Pampa (Expopampa), que está na sua 3ª edição e conta com a presença das dez cidades que compõem o Pampa Gaúcho.

A Expopampa é apenas um caso que mostra que esse tipo de evento faz com que a economia circule e fortaleça a todos os municípios envolvidos. Um dos objetivos, com isso, é reforçar também que o turismo interno e em municípios menores no Rio Grande do Sul está se fortalecendo progressivamente.

Outros eventos tradicionais no Estado também retornam neste mês, como a 17ª Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) e a 30ª Expobento, na Serra Gaúcha. Esses dois eventos também não ocorriam há dois anos em razão da Covid-19. Ambos iniciam no dia 9 e seguem até o dia 19 de junho, com expectativa de público de 250 mil pessoas. 

A nossa intenção – e já estamos trabalhando para isso – é ter uma mensuração econômica de cada um desses eventos para demonstrar efetivamente o que eles representam na economia.

Seguimos com os retornos e gradativamente à normalidade. É o momento de celebrar a retomada das feiras e festas no nosso Estado e fortalecer o nosso turismo e a economia gaúcha.



Raphael Ayub
Secretário de Turismo do RS
(Foto de Itamar Aguiar/Palácio Piratini)











Comentários