Covid-19: aplicação da dose de reforço para jovens com mais de 16 anos começa na segunda em POA

A prefeitura começa a aplicar dose de reforço (terceira dose) contra Covid-19 para adolescentes a partir de 16 anos nesta segunda-feira, 13. A imunização estará disponível para jovens que receberam a segunda dose (Coronavac ou Pfizer) há pelo menos quatro meses (doses feitas a partir de 14 de fevereiro).

Cristine Rochol/PMPA

Em Porto Alegre, estão aptos a receber o reforço 12.921 adolescentes de 16 anos. Na quarta-feira, 8, foi iniciada a vacinação de reforço para 13.120 na faixa etária de 17 anos. 

A aplicação irá ocorrer no Shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde. Confira os endereços aqui. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação.

A ampliação de público segue a orientação do Ministério da Saúde, que anunciou a dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos. Segundo o Vacinômetro, 73.240 jovens estão aptos a receber a terceira dose na Capital. Por conta do baixo estoque de doses, é necessário realizar escalonamento.

De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, poderá ser utilizada a vacina da Pfizer ou Coronavac neste público, de acordo com a disponibilidade de estoque em cada município.

Profissionais de saúde – Nesta sexta-feira, 10, a Secretaria Municipal de Saúde começou a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) contra a Covid-19 em profissionais de saúde, priorizando os profissionais da linha de frente, ou seja, que atuam em hospitais, unidades de saúde ou pronto-atendimentos em função do estoque de vacinas.

O segundo reforço estará disponível para os profissionais vacinados há mais de quatro meses. De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, poderão ser utilizadas as vacinas Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independentemente da dose aplicada anteriormente. A abertura para os demais profissionais de saúde dependerá da chegada de mais doses a Porto Alegre.

50 anos

A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o envio de doses para iniciar a aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 em pessoas a partir de 50 anos. No momento, a aplicação está disponível para pessoas a partir de 60 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos.

Com informações da Prefeitura de POA




Comentários