Porto Alegre terá mais um serviço de aluguel de bicicletas a partir deste sábado

Porto Alegre vai ganhar, a partir deste sábado, mais um serviço de aluguel de bicicletas em nove pontos por meio do APP Volta E-bike. O lançamento será às 11h, na Orla do Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro. Segundo a prefeitura, o modelo será avaliado mediante a execução de uma prova de conceito.  

Olavo Norberto Ludwig Junior / Volta E-bike / Divulgação


A startup vai oferecer entre cinco e dez bikes elétricas, mediante aluguel por aplicativo. O equipamento estará disponível aos sábados nos principais pontos turísticos de Porto Alegre como Orla do Guaíba, Praia do Iberê, Redenção, Parcão, Praça da Encol, Parque Germânia e Ipanema. Aos domingos, no trecho 3 da orla, próximo à pista de skate. A prefeitura autorizou o funcionamento da startup sem estação fixa até dezembro.

Segundo o coordenador de Planejamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), João Paulo Cardoso Joaquim, esse tipo de autorização está prevista em dois decretos municipais. “Foi possível autorizar que a startup ofereça esse serviço com base no decreto nº. 20.358/2019, que regulamenta a utilização da infraestrutura de mobilidade urbana para exploração do serviço de compartilhamento de bicicletas elétricas sem estação física, e também do decreto 19.701/2017, que institui os procedimentos para apresentação, análise e teste de soluções inovadoras para o município", explica. 

Leia a notícia original

Comentários