Tartaruga-verde deixa de ser ameaçada de extinção no Brasil

A Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção foi atualizada e divulgada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União, após oito anos. Segundo o novo registro, 280 espécies da fauna e da flora nacionais saíram da categoria de ameaça. Entre elas, a tartaruga-verde, que costuma habitar águas costeiras, ilhas ou baías, sendo raramente avistada em alto-mar.

Tamar/ICMBio

A investigação também aponta que quatro, das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil, apresentaram melhoras em seus estados de conservação.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro, e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), são as entidades responsáveis pelo processo de avaliação e especificação.

Na análise, 2.749 espécies permaneceram ameaçadas de extinção e 1.462 entraram para a lista. É importante destacar que os resultados são impactados pela ampliação do universo de espécies estudadas para a iniciativa.

Neste ano, foram avaliados pelo JBRJ 7.524 espécies da flora brasileira, uma diferença significativa, já que, em 2014, (data da última avaliação) foram 4.617. Por sua vez, o ICMBio enumerou 8.537 espécies da fauna nacional. A finalidade é fazer com que essa expansão chegue a 15 mil até o final de 2022.

Cerca de 22% da diversidade do planeta está concentrada no Brasil, que conta com 175 mil espécies em seu território – entre algas, plantas, fungos, seres invertebrados e vertebrados.

Nesta quarta-feira (8), os resultados e o futuro do Programa Pró-Espécies serão debatidos no Conselho Nacional de Biodiversidade (Conabio), assim como a ampliação do projeto, que cria expectativa para a realização e renovação anual da lista.

Leia a notícia original

Comentários