Ranking de melhores universidades do mundo tem quatro gaúchas pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, o Rio Grande do Sul tem quatro universidades presentes no QS World University Rankings para 2023. Foram ranqueadas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Veja o ranking neste post.

Reprodução site UFRGS

O levantamento, feito pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de Ensino Superior, listou mais de 1,4 mil das melhores instituições do mundo. A listagem refere-se a 2023 porque pretende ser um guia para quem busca escolher onde estudar no ano que vem. Destas mais de 1,4 mil, 35 são brasileiras – no ano passado, eram 27. No RS, porém, o número se manteve o mesmo. A QS é uma empresa britânica especializada em educação que publica anualmente a relação das melhores universidades do mundo.

A UFRGS é a instituição de ensino melhor elencada do Rio Grande do Sul no levantamento e se manteve em oitavo lugar nacional, mesma posição de 2021 e 2022. A universidade se manteve estável em nível de Brasil e também no cenário mundial, ficando na faixa de posição 751-800.

A UFPel, que apareceu no QS Ranking pela primeira vez no ano passado, ficou em 14º lugar nacional junto com outras três instituições – as federais de Juiz de Fora e Pernambuco e a estadual do Rio de Janeiro. A pelotense ganhou uma posição no cenário brasileiro em relação à edição de 2022. Em nível mundial, continuou na faixa de posição 1001-1200.

A PUCRS, por outro lado, perdeu posições tanto no ranking nacional quanto no mundial. Entre as brasileiras, ficou na 18ª colocação junto de outras 16 universidades. Entre as instituições do mundo todo, ficou na faixa 1201-1400, enquanto que, no ano passado, estava na faixa 1001-1200.

A UFSM ficou junto com a PUCRS em 18º lugar. No ranking mundial, está na faixa 1201-1400. No ano passado, estava em colocação similar – 1201 ou mais.

A primeira posição entre as 35 brasileiras ficou mais uma vez com a Universidade de São Paulo (USP). A instituição paulista alcançou também o terceiro lugar entre as 190 universidades latino-americanas ranqueadas.

Leia a notícia original no site de GZH



Comentários