Monumento dos poetas na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, vai ganhar novo livro

O livro de bronze do Monumento à Literatura Brasileira vai ser recolocado no mesmo local do original. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a peça está em produção no ateliê do escultor Mario Cladera, junto à Casa de Cultura Plauto Cruz, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, que trabalha com o material. Quando estiver pronta, ao fim de dois meses, ela deve ornar novamente a estátua, situada na Praça da Alfândega, no Centro Histórico, que representa o encontro entre os escritores Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana.

reprodução Instagram Prefeitura POA

A reconstrução da peça, de três quilos, teve a anuência de Eloisa Tregnago, também escultora e coautora do monumento, junto com Xico Stockinger. O livro havia sido instalado junto com a escultura representando os dois artistas no ano de 2001, a partir de uma encomenda da Câmara Riograndense do Livro, mas, em razão do valor do material da peça, passou a ser visado. Em outubro de 2007, ocorreu o primeiro furto. Reencontrado, o livro acabou devolvido ao monumento.

Em março de 2015, um segundo furto deixou o monumento em definitivo sem o livro. No ataque mais recente à estátua, em 20 de julho, vândalos jogaram tinta amarelada à base de água. A Guarda Municipal, que desconhecia a situação, prometeu o policiamento na área da Praça da Alfândega.

“É demorado trabalhar em um material como o bronze. Precisa fazer a forma, depois a queima, depois a pátina, soldar, unificar”, explica o coordenador de Artes Visuais da SMC, Paulo Amaral. De acordo com ele, a restauração do livro em si está sendo financiada pela iniciativa privada.

Paulo confirmou que recebeu o contato de um patrocinador, interessado em bancar a obra, mas que pediu sigilo. “A peça está começando a ser produzida agora. Esperamos que esteja no local mais ou menos até 30 de setembro, ainda antes da Feira do Livro”, comenta. O evento está previsto para o período de 28 de outubro e 15 de novembro.

Leia a notícia original no site da Rádio Guaíba




Comentários