O último trimestre do ano promete ser agitado para o varejo brasileiro. Além do cenário eleitoral, o calendário prevê o início da Copa do Mundo, em 20 de novembro, a Black Friday em 25 de novembro, final da Copa do Mundo em 18 de dezembro e, finalmente, Natal e Ano-Novo. Segundo pesquisa da Nielsen e Toluna, divulgada nesta quarta-feira (14), metade dos brasileiros (50%) vai comprar na Black Friday para assistir os jogos da Copa.
Pixabay |
Na lista de desejos apontados na pesquisa estão eletrodomésticos (televisão, máquina de lavar roupa), celular ou tablet, moda, notebook ou PC e móveis. O levantamento foi realizado entre 6 e 21 de julho, com questionário online enviado para 2 mil pessoas de todo o país. Mais da metade (55%) dos entrevistados têm entre 25 e 44 anos.
O levantamento também apontou que 33% dos brasileiros ainda não sabem o que vão comprar e devem decidir na hora. O percentual cai para 17% entre aqueles que não pretendem fazer compras na Black Friday para se preparar para a Copa. Já para as compras de Natal, 47% dos entrevistados pretendem comprar roupas, 37% itens de cuidados pessoais, 36% perfumes enquanto 34% indicaram produtos de beleza.
Na mesma pesquisa surge uma constatação: os brasileiros são o povo que mais se interessa por futebol no mundo. De acordo com a empresa, 65% dos brasileiros dizem ter interesse no esporte, percentual superior ao da Itália (57%), Espanha (57%), Alemanha (51%) e França (43%), por exemplo.
Comentários