Copa do Mundo aquecerá mercado de eletrônicos neste fim de ano

Além da já tradicional Black Friday, que aquece o mercado, este ano ocorrerá o maior evento de futebol do planeta – atipicamente no fim de 2022. O Mundial promete alavancar as vendas de eletroeletrônicos. Afinal, todos querem melhorar a experiência e a comodidade para assistir os aguardados jogos. De acordo com levantamento da Associação Brasileira do Varejo (ABV) e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, a expectativa é de um aumento de até 12% nas vendas do varejo no período do torneio. O crescimento representará mais de 20 bilhões de reais injetados na economia, com itens que vão de vestuário, alimentação até os mais tecnológicos.


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Além do balanço da FCDLESP, o Instituo de Pesquisas Nielsen  também apresentou algumas tendências de produtos e categorias mais buscadas entre consumidores para a Copa do Mundo.

A boa expectativa está ligada ao crescimento do varejo. Afinal, no balanço semestral da entidade o setor já demonstrou índices bastante positivos. Quando comparado ao primeiro semestre de 2021, o aumento representou 24,8% no mesmo período de 2022.

O que será destaque de venda na Copa do Mundo?

Para a FCDLESP, o setor de vestuário e calçados deve ser o maior beneficiado no período da Copa. Já a categoria de eletrônicos será a segunda mais buscada, uma vez que a transmissão dos jogos incentiva a compra de novos aparelhos. Por fim, estabelecimentos como bares e restaurantes que investirem na transmissão terão um aumento de 40% no fluxo de pessoas.

Uma pesquisa da Meta Foresight corrobora para o otimismo da FCDLESP em relação às vendas na Copa do Mundo. Isso porque a empresa afirma que 84% dos brasileiros acompanharão ao evento. Aliás, dos entrevistado, 73% dizem que comprarão algo durante a Copa do Mundo. Neste caso, as principais categorias escolhidas foram:

  • Roupas e acessórios: 60%
  • Bebidas alcoólicas: 55%
  • Petiscos e salgadinhos: 51%
  • Carnes para churrasco: 56%
  • Chocolates e sobremesas: 39%


Para além dos comes e bebes

De acordo com o ReclameAqui, outras categorias serão muito consumidas antes e durante a Copa do Mundo. Do levantamento, os produtos mais vendidos no período são:

  • eletrodomésticos e eletroportáteis: TVs, geladeiras, caixas de som, freezer, chopeiras, pipoqueiras, grill, etc.;
  • eletrônicos: TV, notebooks, tablets, smartphone e videogame;
  • móveis: sofás, mesas, cadeiras, racks, painéis e por aí vai;
  • roupas e artigos esportivos: camisetas, bermudas, bolas de futebol, chuteiras e mais;
  • decoração: bandeiras, bandeirolas, balões, toalhas de mesa, adesivos, descartáveis coloridos e por aí vai;


Olhar do Google sobre a Copa do mundo e o varejo

Durante o lançamento de um produto, o Google apresentou uma pesquisa realizada em junho com 1 mil usuários. Nela, a gigante das buscas garante que 86% dos brasileiros acompanharão ao evento esportivo. Desses, inclusive, 71% já estão se preparando para a temporada — e 66% comprarão algum produto ou contratarão algum serviço antes da Copa do Mundo.

Ao levar em consideração os meses de junho e julho, o aumento de interesse nas buscas com o termo Copa do Mundo já é de 34% quando comparado à Copa de 2018. E, segundo Fernanda Bromfman, head de negócios para médias empresas do Google Brasil, 66% das pessoas acreditam que a situação financeira irá melhorar até o fim do ano.

Com informações do site E-Commerce Brasil






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