Mercopar 2022 gera negócios de R$ 430 milhões em edição histórica

Superando todas as expectativas, a  31ª edição da Mercopar foi histórica: um crescimento de 77% em relação ao ano anterior, além dos 35 mil visitantes em acessos presenciais e virtuais. A primeira Feira de Inovação Industrial ocorrida depois da pandemia, teve a programação retornando a acontecer em quatro dias, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

O evento encerrado na última sexta (21) é promovido pelo Sebrae-RS e pela Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), e é considerado como a maior feira do setor da América Latina. A Mercopar deste ano reuniu 512 expositores dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, dos quais 80 deles startups. Somadas às gaúchas, estiveram presentes empresas do Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.


Mercopar/Divulgação

Neste ano de 2022, a feira expandiu de forma considerável ao ampliar em 60% a área ocupada, totalizando 32 mil m² de espaço físico. As empresas expositoras disseram que as negociações ultrapassaram as expectativas e que já expressaram a intenção de retornar à Caxias do Sul em 2023. “É uma edição que confirma a tendência de um bom momento para a geração de negócios. A Mercopar é uma vitrine da força econômica da indústria nacional, integrando agentes públicos e privados, desde empresas mais tradicionais e consolidadas até startups em pleno desenvolvimento”, destacou o presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae-RS, André Vanoni de Godoy, o sentimento após o término do evento é de que a feira atingiu um novo patamar de relevância e excelência. “São mais de três décadas de Mercopar, uma trajetória ascendente na qual a feira soube se modernizar e evoluir, especialmente ao longo dos últimos quatro anos. Tanto em termos de organização quanto no que se refere à qualidade dos expositores, e às ações que são concentradas durante estes dias, a evolução é visível e os números refletem isso”, analisou Godoy.

Para o diretor técnico do Sebrae-RS, Ayrton Ramos, o sucesso da feira deste ano se deve à capacidade que o evento teve de atender seus diferentes públicos de forma dinâmica e assertiva, por meio de uma programação diversificada de ações e eventos.

“Quem buscou novas oportunidades de negócios foi plenamente atendido, inclusive, no período pré-feira. Da mesma forma, aqueles que buscaram absorver conhecimento técnico e de valor para o seu negócio, tiveram mais de 200 horas de programação dos mais diferentes temas”, destacou Ramos.

A próxima edição da MERCOPAR já está marcada para o período de 17 a 20 de outubro de 2023, no Parque da Eventos da Festa da Uva, também em Caxias.

Com informações do Sebrae, Fiergs, GZH e JC


Comentários