Químico se torna a quinta pessoa a ter vencido Nobel mais de uma vez, saiba mais

Nesta quarta-feira (5), a Academia Real das Ciências da Suécia concedeu o prêmio Nobel de Química a um trio de cientistas por seus estudos inovadores sobre construção de moléculas. Entre os laureados, está o químico americano K. Barry Sharpless, que entrou para o seleto grupo de pessoas que já venceram um Nobel mais de uma vez.

Em 2001, ele também estava entre o trio vencedor do mesmo prêmio. Naquela ocasião, Sharpless e outra dupla de químicos foram premiados pelas pesquisas que deram novas possibilidades à fabricação de remédios pela indústria farmacêutica.

Reprodução

Nascido em 1941 no estado americano da Pensilvânia, Sharpless tem um PhD em química pela Universidade de Stanford e dá aulas no instituto Scripps Research.

Com o prêmio desta quarta (5), mais uma vez Sharpless dividirá a premiação de 10 milhões de coroas suecas, equivalentes a cerca de R$ 4,17 milhões.

Entre o primeiro prêmio Nobel, em 1901, até a edição de 2021, os prêmios foram entregues 609 vezes – para 943 pessoas e 25 organizações. A considerar os prêmios de Medicina, Física e Química, que já foram entregues este ano, a lista de pessoas cresce para 949.

No entanto, ao longo de toda essa história, além de Sharpless, apenas outras quatro pessoas (e duas organizações) venceram o Nobel mais de uma vez. Conheça o grupo completo nesta notícia original da CNN Brasil.


Comentários