South Summit 2023 será lançado oficialmente em Porto Alegre na quarta (23)

Ele nasceu na Espanha, chegou ao Brasil em 2022 ao final da pandemia e conquistou adeptos de todo o Brasil. Gente que trabalha com inovação e tecnologia, empreendedores que precisam de investidores, empresas que querem apostar em negócios. O SOUTH SUMMIT deu tão certo em Porto Alegre, em maio deste ano, que os espanhóis, donos da marca, já autorizaram a repetição do encontro em março de 2023, de novo na capital gaúcha.

Considerado uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios, o evento terá 14 embaixadores, de diferentes lugares do país, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Amapá, Pernambuco, Distrito Federal e Santa Catarina que ajudarão a engajar startups para a chamada Startup Competition.


Divulgação South Summit


A competição é um dos pilares do South Summit e é o momento em que as startups se apresentam, ganham destaque e recebem contatos para possibilidade de investimento.

"É um trabalho que está sendo desenvolvido com muita seriedade, atenção e carinho para que a gente não só alcance os objetivos, mas também traga para o palco do South Summit Brazil os melhores e mais relevantes negócios que estão surgindo de norte a sul do Brasil”, Thiago Ribeiro, CEO do South Summit Brazil.

Os ingressos para a edição de 2023 podem ser adquiridos por meio deste link.

Conforme o CEO, haverá melhora na oferta da gastronomia, conectividade, mobilidade e acessibilidade — um dos pontos que deixaram a desejar na primeira edição — ao Cais Mauá, local do evento às margens do Rio Guaíba.

— Teremos um evento da mesma dimensão e grandeza, porém muito mais qualificado — promete, elencando vários ganhos que a cidade teve ao sediar o South Summit em 2022, inclusive revelando que 183 jatos particulares pousaram no aeroporto Salgado Filho durante os três dias do evento.

O evento do ano que vem já teve um pré-lançamento em outubro, em São Paulo, e a venda do primeiro lote de ingressos já começou e segue até 30 de novembro. Os valores começam em 499 Reais e variam de acordo com a categoria escolhida.

— Não desejamos um evento maior. Queremos o South Summit Brasil 2023 mais qualificado — repete, dizendo que a organização trabalha novamente com um público de 20 mil pessoas.

Palestrantes

Entre os palestrantes do próximo South Summit estarão nomes como Sandra Uwera, CEO global da Fairtrade na Zâmbia; Alfonso de los Rios, CEO & co-fundador do Nowports do México; Ruchika Sikri, general partner & principal da Wisdom Venture dos Estados Unidos; Daniel Izzo, CEO da Vox Capital do Brasil; Celso Athayde, CEO e executivo Social da Favela Holding e CUFA do Brasil; e Marcelo Lacerda, chairman da Magnopus. 

Alguns dos chamados embaixadores, responsáveis por fazer o engajamento das startups com suas comunidades, serão Gabriela Alencar, head de projetos da Porto Digital; Rafael Chanin, head no Tecnopuc Startups; Renata Zanutto, co-head do CUBO ITAÚ; e Luciana Homrich, head de startups na Innoscience. Também terão como missão organizar warmups até a data do evento, abrir portas com entidades de inovação para parcerias de apoio e potenciais patrocinadores, e divulgar a competição de startups nos eventos de que participarem. 

Inscrições de startups

As inscrições para a competição de startups já estão abertas e podem ser feitas no site do evento. Projetos de qualquer parte do mundo, dos mais variados setores e fases de desenvolvimento são aceitos para o encontro global. Na edição deste ano, foram mais de mil startups inscritas na etapa preliminar de 76 países. Desse montante, 50 foram selecionadas para a final, sendo 17 delas gaúchas e, destas, 10 porto-alegrenses. As 50 finalistas garantem o direito de apresentar seus projetos no South Summit Brasil. Cinco delas saem vencedoras em cinco categorias diferentes.

A YoursBank foi a grande vencedora das disputas deste ano. A Pix Force levou o troféu na categoria Mais Inovadora; a Aprix ganhou Melhor Time; a SoluBio foi a Mais Sustentável e a Genially ficou com o troféu de Mais Escalável.

Em uma década de existência, a Competição de Startups movimentou US$ 9,7 bilhões e contou com a participação de um total de 25 mil startups de 125 países diferentes. Muitas delas se tornaram unicórnios — termo que define uma startup que atinge uma avaliação de mercado (valuation) de pelo menos US$ 1 bilhão — após a competição.

Primeira edição

E maio deste ano, a primeira edição do South Summit em Porto Alegre reuniu mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais. Durante três dias, mais de 20 mil pessoas passaram pelo Cais Mauá, totalizando 40 mil contatos realizados e mais de 2,5 mil reuniões de negócios entre cerca de 8,5 mil empresas e 3,3 mil startups. Foram aproximadamente 450 investidores presentes no South Summit, incluindo mais de 90 fundos (20 internacionais), com uma carteira total de investimentos que somam mais de US$ 65 bilhões disponíveis para aporte.    

Nos dias 10 e 11 de novembro, mais de 26 líderes empresariais internacionais se encontaram na edição de Bilbao, na Espanha. A edição brasileira de 2023 será realizada em 29, 30 e 31 de março, novamente nos armazéns do porto às margens do Guaíba, no Centro Histórico de Porto Alegre. Um lançamento oficial acontece nesta quarta, dia 23 de novembro, no mesmo local.

E em junho de 2023, o evento volta a acontecer na cidade onde surgiu: em Madrid, na Espanha.

Os ingressos para a edição de 2023 podem ser adquiridos por meio deste link.

Com informações do South Summit, GZH e Tecnopuc



Comentários