Choque de Limpeza em Canoas (RS) recolhe quase seis mil toneladas de resíduos descartado irregularmente em 2023

O descarte irregular de lixo na cidade de Canoas é uma situação recorrente, conforme dados do programa Choque de Limpeza. A Prefeitura de Canoas tem destinado recursos e tempo para que entulhos e resíduos sejam retirados de diferentes pontos. No ano passado, mais de 70 mil toneladas de lixo irregular foram coletados. O total equivale a mais de 8.700 caminhões cheios de galhos, resto de obras, madeiras e eletrodomésticos. Em 2023, no mês de janeiro foram recolhidos quase seis mil toneladas desses resíduos.

Divulgação/PMC

O prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques, destaca que a Prefeitura vem exercendo seu papel, mas as pessoas precisam ajudar na preservação e limpeza. “O descarte irregular de lixo é um problema grave que nós estamos enfrentando, que prejudica a cidade, a população e o meio ambiente. Sem a conscientização de todos, a Prefeitura não vai conseguir dar conta. Queremos que os canoenses nos ajudem a manter a cidade limpa, fazendo o descarte na coleta seletiva ou nos nossos Ecopontos”, conclui.

Além de prejudicar a estética da cidade, todo esse lixo nas ruas tem um impacto ambiental. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Paulo Ritter, inúmeros prejuízos acontecem quando as pessoas cometem esse crime. “Muito desse lixo se desloca para os nossos rios e dependendo do local, também para o mar. As bocas de lobo ficam entupidas, causando acúmulo de água que pode muito bem resultar na proliferação do mosquito da dengue, por exemplo”.

O secretário destaca que o investimento para este tipo de ação é alto e onera os cofres públicos. “O município de Canoas deve gastar, nos próximos quatro anos, cerca de R$ 200 milhões na limpeza e retirada de descarte irregular de resíduos. É um valor que falta em outras áreas”, explica o secretário Paulo Ritter.

Destino Correto

Canoas dispõe de cinco Ecopontos para que as pessoas possam dar um destino correto e seguro para resíduo e entulhos. O diretor do Choque de Limpeza, Márcio Oliveira, explica que todos podem ir aos Ecopontos  para fazer o descarte correto. “Os Ecopontos são gratuitos e abertos a todos. Basta se deslocar até um, solicitar orientação e assim, o seu resíduo será descartado corretamente pelos profissionais da Prefeitura”, explica Márcio.

Horário de atendimento dos Ecopontos

Ecoponto Nazário:  todos os dias das 8h ao 12h e da 13h às 18:00.

Ecoponto Esperança: todos os dias das 8h ao 12h e da 13h às 18:00.

Ecoponto Espumoso: todos os dias das 8h ao 12h e da 13h às 18:00.

Ecoponto Rio Branco: todos os dias das 8h ao 12h e da 13h às 18:00.

Ecoponto Niterói: de segunda à sexta, das 8h às 17h e sábado das 8h às 14h.

Os ecopontos  não abrem nos feriados.

Com informações da Prefeitura de Canoas



Comentários