NOTÍCIA #TRILEGAL: Porto Alegre (RS) terá selo de Capital Mundial do Churrasco

Em evento temático na noite deste sábado (22) no Parque da Harmonia (Centro Histórico), a prefeitura apresentará o selo que confere à cidade o título extraoficial de “Capital Mundial do Churrasco”. A iniciativa resulta de mobilização deflagrada pelo vice-prefeito Ricardo Gomes, em parceria com representantes da iniciativa privada, para estimular a geração de emprego e renda por meio do turismo.


Pexels


Trata-se da cidade brasileira com o maior número de churrasqueiras por habitante, além de abrigar mais de 100 estabelecimentos regularizados que se dedicam ao famoso assado. “Temos, ainda, uma forte cultura do churrasco em casa”, acrescenta Gomes. “Estamos legitimando essa marca, que precisamos divulgar ao mundo.”

Ao detalhar a ideia pela primeira vez, em julho do ano passado, ele mencionou um plano inicial prevendo calendário de ações junto à cadeia produtiva do prato típico e a escolha de setembro como “Mês do Churrasco” (setembro). Também cogitou a criação de museu temático, curso e festival internacional com a participação de assadores renomados e outros representantes do setor.

Na mesma época, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo lançou em evento (também no Harmonia) o “Gaudéria”, drinque especialmente criado para o projeto “Capital Mundial do Churrasco”. A bebida é elaborada à base de aguardente, bergamota e rapadura.

Os dados sobre o número de churrasqueiras por habitante e as churrascarias na cidade, são da Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). "O título significa muito mais do que cultuar a nossa tradição. É abrir as portas da cidade para outros países e mostrar um dos pilares que movimenta a nossa economia e o nosso turismo. Queremos que mais turistas conheçam o churrasco que fazemos aqui", afirma a titular da SMDET, Julia Evangelista Tavares.

Fonte: Jornal do Comércio e site O SUL






Comentários