Lei das sacolas plásticas entra em vigor no próximo dia 12 de julho em Gramado (RS)

A Lei Municipal 3.808/2020, conhecida como "Lei das sacolas plásticas", entrará em vigor na cidade serrana de Gramado, no Rio Grande do Sul. Um dos municípios mais conhecidos do Brasil, considerado ponto turístico da serra gaúcha, vai também adotar a prática da proibição do uso das sacolas no comércio, assim como já vem acontecendo em muitas cidades brasileiras. Com a proximidade da vigência da lei, a Secretaria do Meio Ambiente de Gramado intensificou o planejamento estratégico das ações destinadas ao comércio local.

Reprodução

Um dos pontos mais importantes do cronograma de ação é o processo de construção da mudança de hábitos da comunidade em relação a redução do consumo do plástico, a partir da execução do Programa Municipal de Conscientização e Redução do Plástico, que já existe na cidade. 

“Vamos unir esforços e focar nas ações de orientação, pois a aplicação de um novo sistema normativo prescinde de práticas permanentes de educação ambiental”, destacou a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira.

As primeiras articulações ocorreram nas escolas municipais, ainda no decorrer das prorrogações da vigência da legislação. O foco era ensinar aos alunos que pequenas ações locais contribuem para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis. Durante este período, houve o Lançamento da Cartilha de Atitudes Sustentável e atividades contínuas de educação ambiental foram realizadas.

O Programa Municipal de Conscientização e Redução do Plástico será realizado em parceria com as secretarias de Educação e de Inovação e terá como multiplicadores o Sindtur Serra Gaúcha, Sindilojas, Associação Gaúcha de Supermercados e Unidasul, que estiveram presentes na reunião.

Além das oficinas de orientação, também estão previstas visitas dos técnicos da Secretaria nos estabelecimentos comerciais, com o objetivo de orientar e entregar material informativo.


Fonte: Jornal de Gramado



Comentários