Montadora chinesa BYD anuncia aporte de R$ 3 bi no Brasil e três fábricas na Bahia

A montadora chinesa BYD (Build Your Dreams), fabricante de veículos elétricos e híbridos, anunciou, nesta semana, um acordo para desembarcar na Bahia e iniciar a operação de três fábricas no complexo de Camaçari, a 50 km de Salvador, com um investimento de R$ 3 bilhões (foto). Segundo a empresa, a produção nacional vai permitir preços mais competitivos para os carros elétricos da marca.

Divulgação

O complexo será composto por três células fabris. Uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.

“Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas”, disse Stella Li, CEO da BYD Américas. “As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas.”

Com previsão de funcionamento no segundo semestre de 2024, as três fábricas devem gerar mais de 5.ooo empregos.

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).

Fonte: Época Negócios



Comentários