Professora da UFRGS se torna presidente mundial de associação do direito do consumidor

A professora e diretora da Faculdade de Direito da UFRGS Claudia Lima Marque foi eleita para a presidência da International Association of Consumer Law (IACL). Claudia tornou-se a primeira latino-americana no posto, após eleição ocorrida ontem, dia 20 de julho, no 18° Congresso da Associação, em Hamburgo, Alemanha (foto abaixo).


Divulgação

Fundada em 1991, a IACL é a mais importante associação científica de Direito do Consumidor do mundo, reunindo renomados pesquisadores e professores, de todos os continentes, interessados em política e Direito do Consumidor. Em seus mais de 30 anos, além de várias publicações, a IACL já realizou eventos no Brasil (em São Paulo e em Porto Alegre), Argentina, Canadá, Finlândia, Malásia, Nova Zelândia, Grécia, Inglaterra, Austrália, Índia, África do Sul, Países Baixos, Estados Unidos da América e Alemanha. A IACL é a organização não governamental convidada da ONU em várias conferências e órgãos, como as do Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), do Direito Comercial Internacional (UNCITRAL), da Unificação do Direito Privado (UNIDROIT) e do Turismo (UNWTO), assim como da Conferência de Haia de Direito Internacional Privado, tendo ajudado vários países a estabelecer suas políticas de proteção do consumidor.


Divulgação

Além de professora titular da UFRGS, Claudia Lima Marques é pesquisadores 1A do CNPq e diretora do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA-DAAD), em parceria da UFRGS com a PUCRS. A docente foi graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS (1985), obteve os títulos de mestre pela Universidade de Tübingen, Alemanha (1987) e doutora pela Universidade de Heidelberg, Alemanha (1996), além de ter realizado estágio pós-doutoral em Heidelberg (2003). Cláudia é, atualmente, vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor-Conselho Federal da OAB. Além disso, lidera o Grupo de Pesquisa CNPq “Mercosul, Direito do Consumidor e Globalização”.

Fonte: UFRGS

Comentários