MÊS FARROUPILHA: confira os benefícios da erva mate para a saúde

A erva-mate, cientificamente conhecida como “Ilex paraguariensis”, é uma planta nativa da América do Sul, especialmente popular no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Seja preparada em um chimarrão, tereré ou na forma de chá, a planta medicinal é conhecida não apenas por seu sabor distinto, mas também por seus diversos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental.

Em tempos de acampamento e festejos farroupilhas, considerada a maior festa gauchesca do mundo, a Rede #AtitudePositiva dá algumas dicas sobre o benefícios da erva-mate.

Veja depois da imagem.

Divulgação

Um dos principais benefícios da erva-mate é sua rica composição nutricional. Ela é rica em compostos antioxidantes e contém nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, incluindo vitaminas do complexo B, em especial a vitamina B1, vitamina C e sais minerais como cálcio, ferro, fósforo e manganês. Ela também é considerada um estimulante, um bom diurético e um facilitador da digestão.

Confira cinco benefícios que a bebida pode gerar no organismo:


Energia natural

A erva-mate é uma fonte poderosa de energia natural. Ela contém cafeína, que pode ajudar a aumentar o estado de alerta, melhorar a concentração e fornecer energia para enfrentar as tarefas do dia a dia. Por se tratar de um estímulo natural, ela pode ser uma boa substituta de bebidas energéticas artificiais, que muitas vezes estão cheias de açúcar e aditivos químicos. 


Nutrição saudável

O consumo regular de erva-mate pode trazer diversos benefícios para a saúde. A planta é rica em nutrientes, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes. A presença desses compostos pode contribuir para o  fortalecimento do sistema imunológico, mantendo o corpo resistente a doenças. Além disso, ela também contribui para a saúde cardiovascular, graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar na prevenção da doença cardíaca.

Bem-estar mental

O efeito positivo de beber erva-mate não é apenas físico, mas também emocional. Esta bebida oferece um momento de pausa na rotina, uma chance de refletir e se conectar com o momento presente. Pode ser uma oportunidade para relaxar e descansar a mente, auxiliando no controle do estresse e da ansiedade. A cultura em torno da erva-mate promove um senso de comunidade e pertencimento, fortalecendo as conexões sociais e melhorando o bem-estar emocional.

Promoção da cultura e tradição

A erva-mate está profundamente enraizada na cultura sul-americana e deve ser valorizada, preservando o sabor autêntico do mate, uma planta nativa da Mata Atlântica. Ao ingerir a bebida, é possível manter a conexão com uma tradição secular que tem sido passada de geração em geração. 

Contribuição à sustentabilidade

A erva-mate normalmente é cultivada por meio de práticas agroflorestais sustentáveis que promovem a preservação da biodiversidade e regeneram a natureza. O plantio é feito em harmonia com a Mata Atlântica nativa, com a empresa preservando 38 hectares de mata nativa em suas terras. Este é um exemplo notável de como as práticas de agricultura podem ser alinhadas com a preservação ambiental.

Fonte: Assessoria de Imprensa Erva Mate Guayrá (Criada em setembro de 2022, a Mate Guayrá tem em seu DNA a história e a linhagem da erva-mate nativa. A marca foi criada por um grupo de amigos com o objetivo de valorizar a responsabilidade ambiental e o cuidado com o produtor. A Mate Guayrá faz parte do ecossistema de negócios de impacto da Regenera Ventures) 

Comentários