Conheça a gaúcha eleita a jovem mais visionária da América Latina

Nascida na serra gaúcha, na cidade de Bento Gonçalves, Ariane Tamara Pelicioli da Rosa, foi reconhecida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o famoso MIT dos Estados Unidos, como a jovem mais visionária da América Latina em 2023. Distinções como essa da instituição já destacaram nomes como de Mark Zuckerberg e Elon Musk. A psicóloga de 32 anos recebeu no final do mês de outubro o seu prêmio em Lima, no Peru, por sua inovação, o Piipee, um produto para banheiros que elimina o uso da descarga após urinar. Ariane destaca que sempre teve dedicação aos estudos e seu envolvimento em atividades tradicionalistas e musicais no Rio Grande do Sul. Atualmente vivendo em Paris com seu marido, ela mantém uma rotina semelhante à do Brasil e busca consolidar a Piipee no mercado internacional.

Reprodução Instagram pessoal

Depois de muita pesquisa de mercado e testes químicos, Ariane e o marido Ezequiel Vedana da Rosa chegaram ao produto inovador, uma solução biodegradável para utilizar no vaso sanitário. A substância é aplicada antes de urinar e tem quatro grandes funcionalidades: altera a cor, remove o odor, higieniza e perfuma o vaso. Para desenvolver o produto, o casal tinha alguns objetivos: a solução não poderia poluir o meio-ambiente, tinha que ser biodegradável e que não fizesse mal quando voltasse ao esgoto, nem no contato com a pele dos usuários. 

A trajetória empreendedora de Ariane começou com uma empresa de serviços gráficos e websites em 2009, seguida por uma loja virtual de vestidos de festas em 2012. No entanto, a virada ocorreu quando ela e seu marido questionaram o consumo excessivo de água ao usar o banheiro. Após extensa pesquisa, desenvolveram o Piipee que, desde 2014, enfrentou a crise hídrica em São Paulo e conquistou mais de 30 prêmios, incluindo da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

Além da Piipee, Ariane é co-fundadora e CEO da iUPay, uma fintech B2Banking que desenvolveu o Boletix. A jovem empreendedora, agora morando na Europa, destaca o reconhecimento do MIT como o "maior da carreira" e compartilha os planos de internacionalizar a marca, contando com o apoio da prefeitura de Paris. A Piipee já ajudou a economizar mais de 65 milhões de litros de água no Brasil em 2022, e Ariane continua a buscar o sucesso global de suas inovações.


Fonte: O Pioneiro




Comentários