Óculos que “falam” por Inteligência Artificial vão ajudar cegos em Balneário Camboriú

A prefeitura de Balneário Camboriú vai investir na aquisição de um dispositivo de inteligência e visão artificial israelense OrCam MyEye 2.0, destinado a pessoas cegas e de baixa visão. Revolucionário, o aparelho e operado por Inteligência Artificial e funciona como “óculos falantes”, capazes de abrir um novo mundo para quem tem deficiência visual.

Divulgação


O dispositivo transmite em áudio, em tempo real, textos, informações sobre produtos, cores, rótulos e cédulas de dinheiro. Também é capaz de identificar rostos.

– Este projeto não apenas transforma a vida das pessoas, mas também cria um impacto significativo na sociedade, fortalecendo o acesso à educação, informação e geração de emprego. Isso significa caminhar em direção a um mundo mais igualitário e acessível para todos. Este é um exemplo inspirador de como a inovação é um motor fundamental para a inclusão social – diz o prefeito Fabrício Oliveira.

A prefeitura ainda não divulgou qual será o investimento na nova tecnologia. Atualmente, a OrCam MyEye já está disponível em alguns estados, como Paraná, Minas Gerais e São Paulo, onde foi incluído nas bibliotecas.

A entrega das unidades adquiridas pelo município está prevista para este semestre. Os interessados em usar a nova tecnologia serão cadastrados nas Secretarias de Educação e de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Fonte: NSC

Comentários