Vacina contra Covid entra para o calendário nacional de vacinação

A vacina contra a Covid entrou para o calendário nacional de vacinação. O objetivo é aumentar a cobertura, assim como aconteceu com outras vacinas em 2023. 

Uma das boas notícias de 2023 foi o aumento do número de pessoas vacinadas no Brasil. 2023 foi marcado pela recuperação da taxa de cobertura vacinal de várias doenças. Das oito vacinas recomendadas no calendário para crianças com até 1 ano de idade, sete registraram aumento.

Reprodução site COSEMS/SP

Apesar de os indicadores ainda estarem abaixo do mínimo necessário, autoridades de saúde celebraram a melhoria dos dados. Para 2024, um dos maiores desafios continua sendo a baixa imunização para a covid.

Entre as crianças, apenas 5,5% da população com 6 meses a 3 anos de idade tomaram as três doses recomendadas. Na população de 3 a 4 anos de idade, a cobertura vacinal com as três doses é de 5,7% do total.

Considerando toda a população, apenas 14,82% dos brasileiros se vacinaram completamente, tomando as quatro doses disponibilizadas.

Para virar esse jogo, a imunização contra a Covid-19 entrou oficialmente no calendário nacional de vacinação. A aplicação das doses em postos de saúde como esse daqui será anual e o público alvo são crianças, idosos e grupos considerados prioritários.

A campanha pretende imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, imunocomprometidos, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, gestantes e puérperas.

Indígenas, ribeirinhos e quilombolas, detentos e trabalhadores da área da saúde também estão no grupo prioritário.

“Isso protege os seus filhos ou as suas pessoas mais idosas da sua família ou as pessoas imunocomprometidas ou a população em geral de serem hospitalizadas, de terem doenças graves, porque o estado brasileiro faz um investimento para evitar que você e suas famílias tenham que ir para uma unidade de saúde, tenham que procurar um hospital ou, na pior das hipóteses, você perca alguém da sua família por conta de falta de vacinação. Uma vacina que está disponível no Sistema Único de Saúde”, diz Angélica Miranda, secretária de vigilância em saúde do Ministério da Saúde.

“É um incentivo para que as pessoas se lembrem que a covid não desapareceu e de que, na verdade, a doença está sob controle por conta da vacinação”, comenta a economista Elisa Viana.

“Tem que existir no calendário, tem que ser cumprido. Que as pessoas realmente reconheçam que têm que tomar. Assim como eu já fiz a minha, eu acho que todos devem fazer”, afirma o mestre de obras Antônio Marcos.

Fonte: G1 - Jornal Nacional

Comentários