Pesquisadora da UFRGS é nomeada Cientista do Ano por organização do Canadá

Angela Wyse, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), recebeu destaque global ao ser nomeada Cientista do Ano pelo International Achievements Research Center, tornando-se a única brasileira entre os laureados de 2023 na categoria Ciências Médicas e da Saúde. Este reconhecimento marca a segunda vez que Wyse recebe tal honraria, tendo sido premiada anteriormente em 2020.


Reprodução/Internet


Com uma carreira dedicada à bioquímica e à neurociência, Wyse acumula uma vasta produção acadêmica com mais de 400 artigos científicos e contribuições significativas nas áreas de neurobiologia e neurociência. Seus estudos sobre a homocisteína e seu impacto nas doenças neurometabólicas e neurodegenerativas, como o Alzheimer, têm ganhado reconhecimento internacional.

Além de sua pesquisa, Wyse é apaixonada pela educação, atuando como professora na graduação e pós-graduação, e lidera iniciativas para democratizar o acesso à ciência através de projetos de extensão em escolas públicas. Seu compromisso com a formação de novos cientistas e a disseminação do conhecimento científico ressalta a importância de seu legado para a comunidade acadêmica e para a sociedade como um todo.

Wyse viajará para Montreal, Canadá, em maio, para receber a premiação, destacando ainda mais a visibilidade da ciência brasileira no cenário internacional.


Fonte: O Bairrista




Comentários