Paris vai distribuir 220 mil camisinhas para os atletas na Olimpíada

Os organizadores da Olimpíada de Paris 2024 anunciaram iniciativas para oferecer aos atletas na Vila Olímpica camisinhas gratuitas, apoio à saúde mental e combate ao cyberbullying.

Os responsáveis pelos primeiros socorros do evento disseram que 200 mil preservativos masculinos e 20 mil preservativos femininos estarão disponíveis na Vila Olímpica, onde 14.500 atletas e funcionários deverão ficar em julho e agosto.


Reprodução

“Há um desejo de sermos muito inclusivos, temos mensagens de conscientização que giram em torno da questão do consentimento e do prazer versus desempenho”, disse o coordenador de primeiros socorros, Laurent Dalard, em entrevista coletiva nesta terça-feira (19).

Em Tóquio 2020, os organizadores distribuíram camisinhas aos atletas, mas o sexo era proibido em razão da política de isolamento da pandemia de Covid-19.

Tanto o bem-estar físico quanto o mental dos atletas serão abordados pelos organizadores dos Jogos de Paris 2024. Uma clínica capaz de tratar de 600 a 700 pacientes por dia estará disponível na Vila Olímpica, completa com especialistas para a maioria das doenças, além de dois aparelhos de ressonância magnética e uma farmácia totalmente abastecida.

Pela primeira vez em um Olimpíadas, os organizadores afirmaram que haverá um espaço dedicado à saúde mental.

“Temos uma população que às vezes é muito jovem, que nasceu com redes sociais, com telas, e que nem sempre tem necessariamente a sorte de contar com pessoas para gerir suas redes sociais”, disse Dalard.

O coordenador acrescentou que uma campanha de conscientização sobre o cyberbullying terá como alvo os atletas, pois as redes sociais podem ser uma fonte de incentivo para os competidores após as vitórias, mas também podem ser brutais em outros casos, “com comentários sexistas e racistas, relacionados ao seu tamanho, peso etc.”, especialmente após uma derrota competitiva.


Fonte: CNN Brasil



Comentários