Conheça a biblioteca que criou um ensaio fotográfico com livros ambientados em Porto Alegre

Ao homenagear os 252 anos da capital gaúcha, no mês de março, a Biblioteca da PUCRS decidiu retratar Porto Alegre de um jeito diferente: com fotos de livros nas ruas da cidade.

Os locais foram escolhidos a partir do enredo de cada obra selecionada: "Cães da Província", de Assis Brasil, por exemplo, foi fotografado na escadaria da antiga Rua do Arvoredo — a Rua Fernando Machado, no Centro.


 As imagens que você vai ver nesse post são do fotógrafo Giordano Toldo, cedidas para divulgação.

"A Guerra do Bom Fim", de Moacyr Scliar, teve a Av. Osvaldo Aranha como cenário. Já o clássico "Os Ratos", de Dyonelio Machado, foi registrado na Casa de Cultura Mario Quintana (acima). A tradicional Lancheria do Parque deu vida a "O Avesso da Pele", de Jeferson Tenório.



Captadas pelo fotógrafo Giordano Toldo, as imagens destacam sete livros. Todos, segundo Clarissa Jesinska Selbach, que atua na biblioteca, podem ser consultados no local por qualquer pessoa (é só apresentar documento com foto). 

— A ideia surgiu tanto para celebrar a cidade quanto para promover os nossos serviços. Queremos que mais gente conheça a biblioteca e leia o nosso acervo — explica Clarissa, coordenadora do Grupo de Trabalho de Comunicação da instituição literária.

Para saber mais, você pode acompanhar o site biblioteca.pucrs.br e o perfil @bibliotecapucrs (no Instagram, no Facebook e no X). O atendimento é de segundas a sexta-feiras, das 7h35min às 22h35min, e aos sábados, das 9h às 14h40min.



Outros livros fotografados, além dos mencionados nesta reportagem:

"Duas Iguais", de Cíntia Moscovich — Fotografado na Rua Auxiliadora.

"Diário da Queda", de Michel Laub — Fotografado no Viaduto da Borges.

"Sinuca Embaixo d´água", de Carol Bensimon — Fotografado na orla da Vila Assunção.





Leia a notícia original em GZH

Comentários