Embratur e Gilberto Gil lançam projeto de turismo e literatura no RJ

Nesta semana, a Embratur, em parceria com o cantor, compositor e membro da ABL - Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil, lançaram o projeto Rotas Literárias, que conta com roteiros turísticos para caminhadas no Rio de Janeiro. 

Os turistas, guiados por aplicativos de celular, em mais de um idioma, caminharão por locais da Cidade Maravilhosa que contam passagens de livros, crônicas, poesias, músicas e curiosidades de expoentes da cultura brasileira como Machado de Assis, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Lima Barreto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Tânia Rêgo/Agência Brasil


Os roteiros do projeto do EmbraturLAB foram desenvolvidos pelas startups QMTL - Que Mais Tem Lá? e Glocal Audioguide, e foram apresentados por Gil e pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante debate realizado no palco principal do Web Summit Rio. A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Riotur, também é parceira do projeto.

Veja o roteiro completo neste site

Machado de Assis

A Rota Literária Machado de Assis usa aplicativo de celular com georreferenciamento para levar o turista por um roteiro lúdico no Centro Antigo do Rio. 

No trajeto, que parte da Academia Brasileira de Letras, o turista descobre a capital carioca contando passagens da vida e da obra do escritor e seus personagens. 

A startup usou voz gerada por inteligência artificial, em português e em inglês, além de efeitos sonoros para guiar o visitante.


Clarice, Bilac, Vinicius...

Um segundo roteiro abrange outros autores nacionais e inclui dez pontos, partindo do Real Gabinete Português de Leitura, com uma pausa para café na icônica Confeitaria Colombo, outrora frequentada por nomes como o príncipe dos poetas, Olavo Bilac.

O passeio segue pelo Largo da Carioca, que aparece em crônica de Lima Barreto e termina na Casa Villarino, local que Tom Jobim conheceu Vinícius de Moraes. 

Em inglês, espanhol e português, o audioguia usa inteligência artificial para fazer a narração nas línguas estrangeiras.

Fonte: Embratur


Comentários