NOTÍCIA #TRILEGAL: Festa e homenagens celebram os 80 anos do HPS de Porto Alegre

Os 80 anos do Hospital de Pronto Socorro (HPS) foram comemorados com uma grande festa nesta sexta-feira (19), e contou com a presença de autoridades, ex-diretores, profissionais e ex-pacientes. Com apresentação da dupla Claus e Vanessa, bolo – personalizado com o formato da instituição – e descerramento de placa, o evento ocorreu em estrutura montada no terreno que dará lugar ao novo anexo da instituição, na avenida José Bonifácio.

Pedro Piegas/PMPA

“Estamos pisando hoje no próximo prédio do HPS, mas ele não vai acontecer sozinho, precisaremos que a cidade abrace a causa da ampliação do hospital. A união do poder público e do setor privado dará vida às novas instalações, reforçando a confiança que cada um tem nesta instituição’’, disse o prefeito em exercício, Ricardo Gomes.

A diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer, agradeceu às autoridades e aos profissionais da instituição, que atuam com dedicação e empenho na assistência à população gaúcha. “Nossas equipes entregam aos pacientes seu melhor trabalho, tempo, conhecimento e habilidade. É impressionante acompanhar o atendimento na sala vermelha e ver nossos profissionais atuando para salvar vidas que chegam em estado grave”, afirmou Tatiana.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, destacou que o HPS atende de 300 a 500 pessoas por dia, de todos cantos do Rio Grande do Sul. “Como serviço do Sistema Único de Saúde, jamais vamos fechar portas. É um hospital caro, mas que tem um custo-benefício altíssimo em favor da população”, disse o gestor. Ritter citou o aporte financeiro destinado pela prefeitura nos últimos anos e que resultou na reforma de setores como UTI pediátrica e na aquisição de equipamentos.


Pedro Piegas/PMPA

Reconhecimento

Com 43 anos de trabalho, o profissional mais antigo do HPS, Roberto Peres Cunha, apelidado carinhosamente de Cachopinha, recebeu homenagem representando os demais trabalhadores. Foram homenageados os ex-diretores do HPS: Carlos Jader Feldmann, Hamilton Petry, Roberto Pellegrini Coral, Paulo Roberto Franco Azambuja e Elisabeth Collares, além de três ex-pacientes que tiveram as vidas salvas pelos profissionais do hospital. Após, o público assistiu ao vídeo com depoimentos que retratam a importância do hospital no cuidado das pessoas, com universalidade, igualdade e gratuidade.

Participaram do evento a primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino; secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann; representante do Ministério da Saúde, Maria Celeste; deputados e vereadores, além de representantes do Ministério Público, hospitais, conselhos, associações, sindicatos e de outras instituições da área da saúde.


Fonte: O Sul





Comentários