INOVAÇÃO: South Summit Brazil 2025 é lançado em Porto Alegre

A noite da quarta-feira (30), ficou marcada pelo lançamento oficial do South Summit Brazil 2025. O encontro, que aconteceu no Centro de Eventos do Pontal Shopping, na Zona Sul de Porto Alegre, reuniu convidados, autoridades políticas e empresariais, e profissionais de imprensa. Foram anunciadas as atrações da próxima edição, marcada para 9, 10 e 11 de abril de 2025. O tema central estará focado nas questões climáticas que a globalização vive, sobretudo, a tragédia que afetou a capital gaúcha.

César Lopes/PMPA


Na oportunidade, a publicitária Luciana Bazanella foi a responsável por conduzir a apresentação do evento. No palco, autoridades como Caio Tomazeli, secretário da Comunicação do Estado; Eduardo Leite, governador do Estado; José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil; Sebastião Melo, prefeito da cidade; e Simone Somensi, secretária do Turismo, assinaram o direito do uso da marca South Summit Brazil 2025 Porto Alegre. 

Zé Renato disse que o próximo ano será um momento que mostrará a força do povo gaúcho, ainda mais que, conforme o presidente, tornou-se uma tradição o evento acontecer no Cais Mauá, um dos primeiros lugares afetados pelas enchentes. "Essa feira foi criada para criar impacto social e o Cais é uma demonstração de resiliência. Por isso, será ainda mais importante falarmos sobre  sustentabilidade. Para isso, estamos reformando o local e ampliaremos os espaços a fim de trazer ainda mais pessoas para o nosso encontro", revelou.  


Speakers confirmados

Na ocasião, foram anunciados os primeiros speakers - principais nomes do cenário mundial - confirmados para 2025. Entre eles, o especialista em resiliência climática e reconstrução urbana Thaddeus Pawlowski, que é diretor do Centro para Cidades e Paisagens Resilientes da Universidade de Columbia e um dos responsáveis pela reconstrução de Nova York após o furacão Sandy. 

Além dele, estarão presentes os seguintes nomes: Cristina Arcangeli, CEO Group Arcangeli; Grazi Mendes, diretora Latam de Diversidade, Equidade e Inclusão na Thoughtworks; Guibert Englebienne, cofundador e presidente Latam da Globant; Pedro Mac Dowell, fundador e CEO da QITech; e Saeeda Ahmeda, empreendedora social britânica e fundadora da Sustainable Cities Global (SCG). 


Armazéns do Cais Mauá 

O South Summit Brazil 2025 segue o mesmo formato das últimas edições, ocupando quatro armazéns do Cais Mauá, em um total de 38 mil metros quadrados de área útil para receber o público estimado de 24 mil pessoas. Em função da enchente que impactou Porto Alegre em maio, os armazéns passarão por reparos. 

A cheia do Guaíba deixou estragos no piso, que precisará ser refeito em algumas partes, assim como o sistema de esgoto e o guarda-corpo. Além disso, os armazéns receberão uma limpeza, assim como arrumações e obras, uma vez que algumas portas foram deslocadas pela força da água. 


Ecossistema empreendedor 

Além da recuperação do Cais, o South Summit vem atuando em diferentes frentes na tentativa de restabelecer o ecossistema empreendedor da região, muito afetado pelas inundações. Em parceria com o Instituto Caldeira, a organização do evento doou 25 bolsas para o programa de desenvolvimento 'Invest Match'. 

Na opinião de Thiago Ribeiro, CEO do South Summit Brazil, após os acontecimentos de maio deste ano no Rio Grande do Sul, nada será igual aos outros anos, por se tratar de um momento que deixou ensinamentos. "O nosso evento está muito envolvido com o ecossistema. O que as pessoas verão é um encontro ainda mais focado em reflexões climáticas, mas, ainda assim, de encontrar nas tecnologias um futuro ainda melhor para a sociedade e para o planeta", finalizou, ao portal. 

Fonte: Coletiva Net

Comentários