Maior feira de inovação industrial da América Latina abre hoje (15) em Caxias do Sul (RS)

Seja para conectar MPEs a grandes players nacionais e internacionais em mais de 5 mil agendas de negócios ou apresentar as principais tendências da indústria 4.0, a cidade de Caxias do Sul (RS) está mais uma vez no mapa da inovação do Brasil e do mundo com a realização da Mercopar.

Promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a maior feira de inovação industrial da América Latina retorna ao Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, de 15 a 18 de outubro, em sua 33ª edição para fortalecer uma vez mais uma vocação consolidada há mais de três décadas.

Mercoipar/Divulgação

Visando recorde de números

Realizada de forma ininterrupta desde 1992, a Mercopar gerou um recorde de R$ 563 milhões em negócios em 2023. Este ano, o espaço físico do tradicional Centro de Eventos, que na última edição já teve ocupada a totalidade dos 38 mil metros quadrados, estará novamente 100% ocupado. Contudo, haverá um importante acréscimo: a área destinada aos expositores contará com dois mil metros quadrados a mais, totalizando, portanto, 17 mil metros quadrados.

No último ano, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Nesta edição, o evento contará com uma extensa agenda de atividades durante quatro dias de feira, em três palcos, mais de 90 startups e 550 expositores do Rio Grande do Sul e do Brasil – além de um expositor chinês.

Rodadas de Negócios

Quem circular pela Mercopar deste ano poderá acompanhar de perto as atividades de uma das principais rodadas de negócios do País. Considerado uma das ferramentas mais importantes da feira para o fomento de oportunidades ao conectar pequenos fornecedores a grandes players da indústria, o Projeto Comprador deve passar das cinco mil agendas pela primeira vez na história.

Criada em 1992 especialmente para a primeira edição da Mercopar, a iniciativa também ocorre no formato online no período pré-evento. Em 2023, quatro rodadas digitais reuniram 71 compradores e 271 MPEs em 565 agendas. No presencial, em quatro dias de feiras, foram 4.308 agendas realizadas entre 197 compradores e 894 fornecedores.

Programação em três palcos

Os conteúdos do evento serão concentrados em três grandes palcos com agendas simultâneas. Os espaços terão, inclusive, programação diferenciada para o público especializado durante o turno inverso da feira, pela manhã. Entre alguns dos principais temas e conteúdos estão:

  • Governança Consciente e Inovação
  • Cenários do Amanhã: Projeções Econômicas
  • Novos Humanos para o trabalho e consumo
  • Fórum Cadeia Automotiva
  • Agro Conectado: A Revolução da Agricultura Digital
  • 8º Fórum de Geração Distribuída
  • Digital Twins: Conectando o Mundo Real para Inovação Industrial
  • Indústria Delas
  • Sustentabilidade 4.0
  • Inovando para um Futuro Verde
  • Inteligência Artificial na Indústria: Transformando dados em decisões
  • Encadear Summit
  • Seletiva Regional Sebrae Startups 2025
  • Ciencia, Tecnología, Innovación en las industrias de las Smart Cities
  • Produtividade 4.0 – Como a tecnologia revoluciona a forma como trabalhamos
  • Construindo o Sucesso: Desafios e Alternativas no Corporate Venture Building

Eventos destaque em inovação

Batalhas de startups: uma das mais bem-sucedidas iniciativas realizadas pelo Sebrae, a tradicional batalha de startups – antes conhecida como Desafio Sebrae Like a Boss – este ano ocorre pela primeira vez de forma unificada com a marca Sebrae Startups. As batalhas de pitches envolvendo 24 startups ocorrerão diariamente em cada um dos quatro dias. Para garantir isonomia à iniciativa, a ação promove o chaveamento das empresas de acordo com o estágio de maturação dos seus respectivos negócios.

Matchmaking Tecnológico: ação que ganhou sua primeira edição em 2023 e se trata de mais uma iniciativa que visa conectar as necessidades de grandes empresas nacionais e da Espanha, com soluções desenvolvidas por MPEs e startups brasileiras. A colaboração mútua em prol de um problema real enfrentado pela empresa de maior porte é o ponto de partida que dita a dinâmica do projeto que tem como benefícios a inserção de empresas de menor porte em ecossistemas de inovação, networking qualificado e acesso a players estratégicos, além da criação de solução de problemas com baixo investimento e redução de custos para investimentos em inovação.

Fórum Encadear Summit – Referência nacional das ações promovidas pelo Sebrae, a iniciativa tem como objetivo a reflexão sobre o estágio atual e perspectivas de evolução das relações entre grandes e pequenas empresas diante das parcerias estratégicas estabelecidas na cadeia de valor de atuação, além da disseminação de conhecimento e exemplos práticos de relações saudáveis entre empresas.

Agenda ESG

A Agenda ESG é um conjunto de ações e objetivos que as empresas adotam para lidar com questões ambientais, sociais e de governança. A sigla ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance, que significa ‘ambiental, social e governança’.

A 33ª Mercopar será um evento carbono neutro pelo segundo ano consecutivo, iniciativa que ocorre por meio de uma parceria com a startup gaúcha AKVO ESG. Em 2023, através do Programa de Redução e Compensação de Emissões (PRCE), o trabalho permitiu a compensação de 257,0 tCO2e (toneladas de CO2 equivalente) por meio da aquisição de Créditos de Carbono.

A medida faz parte de uma estratégia que inclui a elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a compra de créditos de carbono certificados. Este ano, o trabalho contará com uma novidade importante: um totem digital, que irá coletar dados sobre o deslocamento dos visitantes até o Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva.

Além disso, essa coleta de dados contribuirá significativamente para um cálculo ainda mais abrangente das emissões associadas ao evento. Portanto, essa inovação não apenas melhorará a precisão das informações, mas também permitirá uma análise mais detalhada do impacto ambiental do evento.

Mais acessibilidade para PCDs

A Mercopar contará com uma Central de Acessibilidade dedicada à recepção das Pessoas com Deficiência (PCDs). Além disso, haverá um credenciamento com uma equipe capacitada, o que, consequentemente, garantirá um atendimento de qualidade.

Intérpretes de Libras estarão disponíveis nos palcos e durante o tour guiado. Também serão oferecidos serviços de audiodescrição, o que tornará as atividades mais inclusivas. Para complementar, a praça de alimentação será adaptada em Libras e Braille.

Programe-se

  • Quando: 15/10 a 18/10
  • Horário: Das 13h às 20h
  • Onde: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1431 – Nossa Sra. da Saúde, Caxias do Sul)
  • Realização: Sebrae/RS e Fiergs
  • Programação completa e informações adicionais: https://feira.mercopar.com.br/24

Fonte: Portal Lê Ouve

Comentários