Complexo do Cristo Protetor de Encantado será inaugurado em abril de 2025

Durante a inauguração do asfalto que leva até o Cristo Protetor, em Encantado, o presidente da da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), Robison Gonzatti, anunciou a data para a inauguração do Complexo do Cristo Protetor para abril de 2025. O evento foi realizado nesta sexta-feira (8) e também contou com o plantio de uma árvore Oliveira Centenária na presença do governador do Estado, Eduardo Leite.

Vitor Rosa/Secom

O dia da inauguração foi revelado logo após o plantio da árvore ao lado do monumento. Segurando um envelope, o governador tirou o papel escrito: “06/04/2025” (foto abaixo).

O presidente da associação falou sobre a escolha da data. “É uma data de profunda importância para a Associação Amigos de Cristo e para toda a comunidade de Encantado, do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul. Foi nessa data, em 2021, no auge da pandemia, que nossa comunidade demonstrou força, união e esperança. Naquele momento, naquele instante, vimos os braços e a cabeça do Cristo Protetor serem erguidos aos céus. Uma linda imagem que percorreu o mundo levando fé, devoção e gratidão para além das nossas fronteiras.”


Momento em que a data foi revelada pelo governador/Foto Gabriela Hautrive


O ato também celebra o aniversário de 110 anos da cidade de Encantado, que será comemorado em 31 de março de 2025. O governador disse que já colocou a data em sua agenda e, portanto, estará presente em Encantado.

Além disso, Eduardo Leite destacou a representatividade que o Cristo Protetor tem para a região e para a economia do turismo religioso no Rio Grande do Sul. “Um monumento que representa a fé do povo gaúcho, e também, a partir dessa pavimentação que está sendo entregue, o Governo do Estado participou, colocou R$ 4 milhões para ajudar a viabilizar essa obra no acesso, entendendo que, a partir desse monumento, há a oportunidade de fortalecer o turismo na região, que se preparou, se organizou e se mobilizou.”

Vitor Rosa/Secom

O santuário do Cristo Protetor está em fase de conclusão e conta com uma área de 12 mil metros quadrados, incluindo bilheterias, sanitários, praça de alimentação, lojas, elevador de acesso ao coração da estátua e uma capela toda envidraçada em meio à mata nativa.


Fonte: Rádio Independente e Governo RS

Comentários