Cerca de 400 mil pessoas estiveram presentes na Cidade do Vaticano para o funeral do Papa Francisco neste sábado (26), informou o ministro do interior da Itália, Matteo Piantedosi. Ao todo, 250 mil pessoas se reuniram na Praça de São Pedro, enquanto outras 150 mil acompanharam a cerimônia nas ruas próximas. Muitos fiéis chegaram ainda durante a madrugada, e alguns chegaram a dormir nos arredores.
O funeral seguiu muitas tradições, mas também incluiu algumas surpresas, de acordo com o correspondente da CNN Internacional no Vaticano, Christopher Lamb.
Confira quais são após a imagem.Jovem Pan/Reprodução
1. A última viagem do papa
O papa Francisco foi transferido do Vaticano para a Basílica de Santa Maria Maggiore no papamóvel na manhã deste sábado, passando pelas ruas lotadas de Roma. “Ninguém havia previsto isso”, segundo Lamb.
2. Encontros de líderes mundiais
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se encontraram antes do funeral. “Ao longo de sua vida, Francisco fez repetidos apelos pela paz, pelo diálogo entre os líderes mundiais. Como foi apropriado ver um encontro acontecendo” na Basílica de São Pedro, disse Lamb.
3. Uma energia esperançosa
Lamb afirmou que “embora o culto tenha sido sombrio, e sério, também foi esperançoso”, mencionando que a enorme plateia presente irrompeu em aplausos espontâneos durante trechos da homilia do Cardeal Giovanni Battista Re no funeral do papa.
Fonte: CNN Brasil
Quer boas notícias todos os dias?
Comentários